ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

QÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR


 Links úteis

 http://quimelhor-abiquim.org.br/links/

 Almanaque sonoro

O site relaciona assuntos de interesse geral com a química presente no cotidiano. Por meio de áudios o jovem aprende sobre ciência de forma criativa. Essa é uma produção da Puc-Rio com realização do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia.
http://www.almanaquesonoro.com/quimica

Aqui tem Ciência

Esse blog traz eventos e oficinas da Estação Ciência. O portal é uma produção do Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.
http://ecienciablog.blogspot.com

Casa da Química

Fique à vontade na Casa da Química. Lá você encontra atualidades, vídeos e artigos sobre o tema. O autor do blog é mestre no Ensino de Ciências, João Roberto Ratis Tenório da Silva.
http://casadaquimica.wordpress.com

Em síntese

O blog Em Síntese, produzido pelo Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), conta com vídeos, dicas de livros e outras informações sobre assuntos relacionados a química. Confira o conteúdo das fórmulas e compostos
http://www.emsintese.com.br

Espaço da Ciência

O site da Casa da Ciência é produzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1995, o espaço é um centro para a popularização da ciência com atividades educativas e culturais. Vale a pena conferir!
http://www.casadaciencia.ufrj.br

Experimentos químicos

Nessa página você encontra fotos, vídeos e experimentos de química explicativos para serem feitos por apreciadores e profissionais da ciência. O site é uma grande iniciativa dos professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
http://www.pontociencia.org.br

Instituto Crescer

O Personagem Digital é um blog administrado pelo Instituto Crescer para a Cidadania, que tem como missão atuar como agente transformador, criando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de pessoas e organizações, rumo à cidadania.
http://perdigital.wordpress.com/

Portal de Química

SóQ é um portal de química voltado para o cotidiano. Lá você encontra material de apoio para alunos por meio do portal dos professores. O site integra a rede educacional do Grupo Virtuous. Aprenda fórmulas e experimentos na internet com exercícios e jogos
http://www.soq.com.br/cotidiano

Portal do estudante

O Espaço do Estudante informa os jovens de forma didática e lúdica sobre a química no cotidiano, presente no ambiente escolar até na sua casa. O site é da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Vai lá e divirta-se aprendendo!
http://abiquim.org.br/estudante

Tabela Periódica

É um site mantido pelo professor Luis Brudna, da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, de Bagé (RS). Aqui você encontra a tabela periódica em detalhes para cada elemento. Filmes, imagens e textos ajudam a compreensão.
http://www.tabelaperiodica.org

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A PRIMAVERA CHEGOU!

                                  

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

TIC na prática

A gente recomenda

10 TED Talks que vão mudar sua visão sobre educação 

Selecionamos dez conversas inspiradoras que mostram a enorme importância social do ensino e discutem formas de superar alguns dos desafios mais comuns na sala de aula.

por Gustavo Sumares

A sigla TED significa "Tecnology, Entertainment, Design", mas as TED Talks, como são conhecidas as palestras que a fundação TED promove, tratam de diversos assuntos. E educação é um dos temas mais abordados nessas conversas.

Separamos, abaixo, alguns vídeos que trazem ideias interessantes para enfrentar alguns dos principais obstáculos que os professores encontram nas salas de aula - como a falta de motivação dos alunos ou a indisponibilidade de materiais. E também alguns que mostram o poder de mudança social a partir do acesso à educação de qualidade. Assista e inspire-se!

Jarrett Krosoczka - Por que as "tias da cantina" são heroínas

A “tia da cantina” pode não ser a primeira pessoa que vêm à mente quando pensamos na educação de nossos filhos. Mas antes de aprender, as crianças precisam estar bem alimentadas! O cartunista Jarrett Krosoczka, percebendo a importância dessas profissionais, resolveu criar uma heroína inspirado na sua “tia da cantina” e, com isso, incentivar as crianças a valorizar o trabalho delas. Esta atitude teve um impacto profundo nas escolas que tiveram contato com os materiais produzidos pelo cartunista.

Ramsey Musallam - Três regras para acender o aprendizado


O professor de Química Ramsey Musallam conta como suas visões sobre a educação e o aprendizado passaram por uma mudança radical quando ele teve que passar por uma cirurgia cardíaca bastante arriscada. Com base nesta experiência, ele percebeu que cultivar a curiosidade e a imaginação dos alunos é central no processo de ensino, e desenvolveu três regras básicas para nortear as suas práticas como professor.

Arvind Gupta - Transformando lixo em brinquedos educativos
Nem todas as escolas têm os melhores equipamentos disponíveis para ensinar Ciências e realizar experimentos com os alunos. Hoje, segundo dados do INEP, apenas 11% das escolas brasileiras possuem laboratórios de Ciências. Mas o indiano Arvind Gupta conseguiu criar pequenos brinquedos utilizando materiais triviais que permitem a qualquer professor mostrar para seus alunos princípios básicos de Geometria, Física e Química. Ele já compartilhou suas criações com mais de 2000 escolas de seu país.

Daphne Bavelier - Seu cérebro sob o efeito de videogames

Já existem muitos indícios de que os videogames podem ser grandes aliados da educação. Mas neste TED Talk, a neurocientista Daphne Bavelier mostra como os jogos digitais, mesmo aqueles focados em tiros e ação, podem melhorar diversos aspectos do seu cérebro - desde a sua visão até sua capacidade de concentração. Os dados que ela apresenta permitem que, no futuro, seja possível construir jogos que tenham como principal objetivo desenvolver aspectos cognitivos dos estudantes. 

AnnMarie Thomas - Ciência Experimental com Circuitos de Massinha

Circuitos eletrônicos podem parecer um assunto bastante complexo e avançado. Mas nesta breve demonstração, AnnMarie Thomas mostra como é possível ensinar principios de eletricidade para crianças bastante jovens usando apenas massinhas de modelar feitas em casa, com materiais disponíveis em qualquer cozinha.

Rita Pierson - Toda Criança Precisa de um Campeão


Em uma conversa inspiradora, a educadora Rita Pierson, que dá aulas há mais de 40 anos, fala sobre a importância da conexão humana para uma educação mais eficaz. Atitudes como ouvir os alunos antes de ensinar, cultivar a auto-estima deles e pedir desculpas quando sentir que não deu a melhor aula possível podem parecer secundárias na sala de aula, mas como Pierson resume bem, “as crianças não aprendem com alguém de quem elas não gostem”.

Dan Meyer: O Ensino de Matemática precisa de uma reformulação


O professor de Matemática Dan meyer fala sobre alguns dos motivos que fazem com que a sua disciplina seja tão mal recebida pelos alunos, e fala sobre os problemas que podem surgir em um mundo onde a noção de que “Matemática é chata” é tão prevalente. Felizmente, ele fala, também, sobre como os professores podem, com métodos simples, tornar o ensino da Matemática mais interessante e significativo para os alunos.

Jose Antonio Abreu fala sobre a transformação dos jovens através da música

Nesta conversa, Jose Antonio Abreu, que fundou um sistema de orquestras jóvens na Venezuela - um dos sistemas públicos de educação musical mais bem-sucedidos do planeta e que formou astros da música clássica, como o maestro Gustavo Dudamel (que hoje comanda a Orquestra Filarmônica de Los Angeles) - fala sobre como a música pode mudar a vida de crianças e adolescentes, criar líderes e despertar a curiosidade.
Kathi Bir Sethi ensina crianças a adotarem o "eu posso" como lema

Kathi Bir Sethi, fundadora da Riverside School em Ahmedabad, na India, fala sobre a importância de infectar as crianças com o vírus do “eu posso”. Em outras palavras, ela mostra como crianças autoconfiantes, que acreditam no seu poder de mudar o mundo, não apenas se tornam cidadãos mais engajados como também têm notas melhores!

Kakenya Ntaiya - A menina que exigiu a escola


No Quênia, há uma tribo chamada Masaai. Os homens Masaais são criados para serem guerreiros, e as mulheres Massaais são criadas para que se tornem boas mães. Kakenya Ntaiya, uma mulher Masaai, conta a história impactante de como ela exigiu continuar sua educação até o Ensino Superior. Ela construiu uma escola em sua aldeia e contribuiu para retirar as mulheres de sua tribo de uma condição de submissão extrema aos homens. 

site:https://www.institutoclaro.org.br/blog/10-ted-talks-que-vao-mudar-sua-visao-sobre-educacao/
     

TIC na prática

Super dicas retiradas do site : https://www.institutoclaro.org.br/blog/uma-selecao-de-videos-educativos-para-levar-para-a-sala-de-aula/


Educação nas redes 
Uma seleção de vídeos educativos para levar para a sala de aula

por Aline Aurili

Nunca é demais aproveitar os recursos do vídeo para ensinar e envolver os alunos em discussões sobre diferentes temas. Selecionamos tuítes e postagens no Facebook com indicações de vídeos educativos atuais e boas ideias para aplicar na escola!

No Twitter:

@BrAcorda #DICA DE FILME - "A EDUCAÇÃO PROIBIDA" Documentário sobre educação feita em 8 países http://fb.me/1b40z05wv

@khanportugues Descubra e espalhe: Khan Academy, o site educacional mais popular da internet http://migre.me/8Eke7

@rocambole A Traça Teca está na internet! Assista ao curta que deu origem a @rocambole http://youtu.be/S-eYsitk8to e CURTA http://migre.me/3Tjdq

@canalfutura Especial Educação: conheça a história do #Telecurso, uma iniciativa que supera fronteiras físicas e sociais: http://ow.ly/cVVtE

@web20classroom 10 TED Talks For Educators: http://bit.ly/mOrOZp

@aprendelo Mobento, una interesante página de vídeos educativos. Os la recomendamos http://www.mobento.com/

@Educopedia Drummond ao vivo em sala de aula. midiasocialeducopedia.wordpress.com #E5

No Facebook:

Núcleo de Vídeo shared a link.

Geografia, geologia, história e ciências: dá pra aprender de tudo no Parque Rocha Moutonnée!



http://nucleodevideosp.cmais.com.br/aprendendo-com-as-transformacoes-da-natureza

Porta Curtas shared a link.

Um dos destaques da edição de 2008 do festival Anima Mundi, "Rua das Tulipas" mostra o cotidiano de criações do professor Paulino, o grande inventor da vizinhança. Depois de anos criando soluções para os vizinhos, é chegado o dia de realizar o próprio sonho. Mas o que fazer quando já se fez de tudo?

http://portacurtas.org.br/filme/?name=rua_das_tulipas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DESFILE CÍVICO

  

                                          

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Atividades Educativas: 16 Dicas para o Professor Criativo

Muito falamos em Tecnologia na Educação recentemente, e também maneiras de aplicá-la. Porém sabemos que o professor moderno tem que desenvolver competências que vão além do ensinar. Atualmente é exigido muita criatividade para que o professor desenvolva atividades educativas que sejam ao mesmo tempo, lúdicas, atraentes e principalmente criativas. Pensando nisso preparamos o Guia do Professor Criativo com 16 sugestões de atividades educativas para explorar a criatividade.
Atividades Educativas

16 Dicas de Atividades Educativas

Muitos educadores e mesmo os alunos consideram as atividades atuais ultrapassadas e não acompanham mais os alunos online. Por isso o professor deve adaptar as atividades em sala de aula.
Entendemos que o professor tem diversas atividades além da aula. São várias turmas, tantos atividades, provas, etc. Os conteúdos precisam ser desenvolvidos e trabalhados. Tudo exigindo do professor atenção, solução e crescimento.
Confira a seguir 16 dicas de atividades em sala de aula que são simples de desenvolver e irão despertar a atenção dos alunos. Procure colocá-las em prática, fazendo as devidas adaptações, conforme a sua realidade:
1. Use jogos educativos: Jogos normalmente são envolventes. Você pode usar, desde um simples jogo de memória como FlashCards ou uma competição entre times usando um Quiz.
2. Estimule a criatividade do aluno: Proponha atividades que estimulam o aluno a criar algo, o Mapa Metal é uma ótima ferramenta para isso.
atividades educativas
3. Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem: As pessoas naturalmente gostam de desafios. Estudos de caso com problemas a serem resolvidos são uma ótima atividade principalmente para matérias de ciências e exatas.
4. Desenvolva atividades fora da sala de aula: Pode ser dentro da própria escola, mas mude o ambiente. Use o pátio, biblioteca ou um laboratório. Isso desperta o interesse e motivação dos alunos.
5. Envolva os alunos: Dê responsabilidade a eles. A técnica de sala de aula invertida funciona bastante. Cada aluno ou grupo fica responsável por apresentar um tema e trazer a sala de aula. O conteúdo é apresentado por eles, o professor atua como um mentor no processo.
6. Crie atividades em Grupos: Crie grupos de estudo por afinidades ou interesses, proponha atividades dentro da sala de aula, sugira que eles desenvolvam um projeto que perdurará o período do curso. As atividades podem ser online, conheça a função de grupos de estudo online.
7. Introduza cada conteúdo de forma diferente: Hora inicie a aula com um Quiz, outra vez envie FlashCards com os principais temas como dever de casa. Proponha uma leitura, ou uma pequena discussão. Atividades diferentes fazem com que o aluno memorize o momento e relacione o conteúdo a atividade.
8. Mude o formato da sala de aula: Altere a disposição das mesas e cadeiras. Use o formato de grupos, auditório, etc. Isso quebra a rotina e os alunos se sentem mais confortáveis.
9. Use a Tecnologia: Utilizar computadores e celulares é positivo pois aproxima o aluno da rotina dele. Desenvolva atividades com computadores ou tablets por exemplo, usando as ferramentas do ExamTime. A atividade deve ser bem estruturada para que não se perca o foco.
atividades educativas
10. Transforme os alunos em Co-autores: Estimule com os alunos preparem as aulas, o professor atua como mentor orientando no processo. Cada aluno apresenta um tema. Isso ajudará não só no envolvimento com a matéria mas o prepara para outras situações.
11.Utilize Redes Sociais: Atividades com blog ou twitter são dinâmicas. Sugira que a classe crie um Blog como se fosse um personagem da história. Ou use o twitter para corrigir o português dos famosos!
atividades educativas
12. Sinergia entre as matérias: Como a geografia pode casar com história. Isso pode ajudar os alunos a melhorar compreensão dos fatos e torna o assunto mais interessante.
13. Traga Jornais e Revistas: Mantenha-os atualizados e conecte notícias diárias com o tema da aula.
14. Introduza novas técnicas de didática: Desenvolva atividades educativas de acordo com o aproveitamento da turma. Faça uma pesquisa com eles.
15. Explore Recursos com áudio e Imagem: Utilize vídeos, músicas, além da própria internet como já citamos. Isso desperta a atenção dos alunos e trabalha vários sentidos no processo de aprendizagem.
16. Desafie os alunos: Coloque atividades e problemas sempre um grau mais difícil. Mostre para eles como são capazes de ir sempre além!
Ao unir a pedagogia tradicional com atividades mais próximas da vivência diária dos alunos, o professor provoca maior interesse nos estudantes pela aprendizagem.
Atualmente temos nossa atenção desviada para outras atividades, por isso o professor precisa buscar alternativas atraentes para que os jovens sintam prazer em aprender. E não tenha receio de introduzir a tecnologia no processo de educação, afinal a tecnologia faz parte da rotina dos estudantes fora da sala e eles se sentirão confortáveis com a proposta. Leia mais matérias sobre TIC no nosso blog.
Confira o Mapa Mental que criamos para te ajudar:
Atividades Educativas
Como conseguir tudo isso? Usando a sua criatividade!
Vamos tentar? Comece agora com ExamTime.