ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

TIC na prática

A gente recomenda

10 TED Talks que vão mudar sua visão sobre educação 

Selecionamos dez conversas inspiradoras que mostram a enorme importância social do ensino e discutem formas de superar alguns dos desafios mais comuns na sala de aula.

por Gustavo Sumares

A sigla TED significa "Tecnology, Entertainment, Design", mas as TED Talks, como são conhecidas as palestras que a fundação TED promove, tratam de diversos assuntos. E educação é um dos temas mais abordados nessas conversas.

Separamos, abaixo, alguns vídeos que trazem ideias interessantes para enfrentar alguns dos principais obstáculos que os professores encontram nas salas de aula - como a falta de motivação dos alunos ou a indisponibilidade de materiais. E também alguns que mostram o poder de mudança social a partir do acesso à educação de qualidade. Assista e inspire-se!

Jarrett Krosoczka - Por que as "tias da cantina" são heroínas

A “tia da cantina” pode não ser a primeira pessoa que vêm à mente quando pensamos na educação de nossos filhos. Mas antes de aprender, as crianças precisam estar bem alimentadas! O cartunista Jarrett Krosoczka, percebendo a importância dessas profissionais, resolveu criar uma heroína inspirado na sua “tia da cantina” e, com isso, incentivar as crianças a valorizar o trabalho delas. Esta atitude teve um impacto profundo nas escolas que tiveram contato com os materiais produzidos pelo cartunista.

Ramsey Musallam - Três regras para acender o aprendizado


O professor de Química Ramsey Musallam conta como suas visões sobre a educação e o aprendizado passaram por uma mudança radical quando ele teve que passar por uma cirurgia cardíaca bastante arriscada. Com base nesta experiência, ele percebeu que cultivar a curiosidade e a imaginação dos alunos é central no processo de ensino, e desenvolveu três regras básicas para nortear as suas práticas como professor.

Arvind Gupta - Transformando lixo em brinquedos educativos
Nem todas as escolas têm os melhores equipamentos disponíveis para ensinar Ciências e realizar experimentos com os alunos. Hoje, segundo dados do INEP, apenas 11% das escolas brasileiras possuem laboratórios de Ciências. Mas o indiano Arvind Gupta conseguiu criar pequenos brinquedos utilizando materiais triviais que permitem a qualquer professor mostrar para seus alunos princípios básicos de Geometria, Física e Química. Ele já compartilhou suas criações com mais de 2000 escolas de seu país.

Daphne Bavelier - Seu cérebro sob o efeito de videogames

Já existem muitos indícios de que os videogames podem ser grandes aliados da educação. Mas neste TED Talk, a neurocientista Daphne Bavelier mostra como os jogos digitais, mesmo aqueles focados em tiros e ação, podem melhorar diversos aspectos do seu cérebro - desde a sua visão até sua capacidade de concentração. Os dados que ela apresenta permitem que, no futuro, seja possível construir jogos que tenham como principal objetivo desenvolver aspectos cognitivos dos estudantes. 

AnnMarie Thomas - Ciência Experimental com Circuitos de Massinha

Circuitos eletrônicos podem parecer um assunto bastante complexo e avançado. Mas nesta breve demonstração, AnnMarie Thomas mostra como é possível ensinar principios de eletricidade para crianças bastante jovens usando apenas massinhas de modelar feitas em casa, com materiais disponíveis em qualquer cozinha.

Rita Pierson - Toda Criança Precisa de um Campeão


Em uma conversa inspiradora, a educadora Rita Pierson, que dá aulas há mais de 40 anos, fala sobre a importância da conexão humana para uma educação mais eficaz. Atitudes como ouvir os alunos antes de ensinar, cultivar a auto-estima deles e pedir desculpas quando sentir que não deu a melhor aula possível podem parecer secundárias na sala de aula, mas como Pierson resume bem, “as crianças não aprendem com alguém de quem elas não gostem”.

Dan Meyer: O Ensino de Matemática precisa de uma reformulação


O professor de Matemática Dan meyer fala sobre alguns dos motivos que fazem com que a sua disciplina seja tão mal recebida pelos alunos, e fala sobre os problemas que podem surgir em um mundo onde a noção de que “Matemática é chata” é tão prevalente. Felizmente, ele fala, também, sobre como os professores podem, com métodos simples, tornar o ensino da Matemática mais interessante e significativo para os alunos.

Jose Antonio Abreu fala sobre a transformação dos jovens através da música

Nesta conversa, Jose Antonio Abreu, que fundou um sistema de orquestras jóvens na Venezuela - um dos sistemas públicos de educação musical mais bem-sucedidos do planeta e que formou astros da música clássica, como o maestro Gustavo Dudamel (que hoje comanda a Orquestra Filarmônica de Los Angeles) - fala sobre como a música pode mudar a vida de crianças e adolescentes, criar líderes e despertar a curiosidade.
Kathi Bir Sethi ensina crianças a adotarem o "eu posso" como lema

Kathi Bir Sethi, fundadora da Riverside School em Ahmedabad, na India, fala sobre a importância de infectar as crianças com o vírus do “eu posso”. Em outras palavras, ela mostra como crianças autoconfiantes, que acreditam no seu poder de mudar o mundo, não apenas se tornam cidadãos mais engajados como também têm notas melhores!

Kakenya Ntaiya - A menina que exigiu a escola


No Quênia, há uma tribo chamada Masaai. Os homens Masaais são criados para serem guerreiros, e as mulheres Massaais são criadas para que se tornem boas mães. Kakenya Ntaiya, uma mulher Masaai, conta a história impactante de como ela exigiu continuar sua educação até o Ensino Superior. Ela construiu uma escola em sua aldeia e contribuiu para retirar as mulheres de sua tribo de uma condição de submissão extrema aos homens. 

site:https://www.institutoclaro.org.br/blog/10-ted-talks-que-vao-mudar-sua-visao-sobre-educacao/
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário