Modalidades de Ensino: Fundamental e Médio
Turmas: Do 6º ano ao Ensino Médio
Professores Responsáveis: Todos os que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto.
Tempo: 6 meses
Temas transversais: Pluralidade cultural e Cidadania.
✦ Trabalho interdisciplinar: Matemática, História, Ciências, Geografia, Educação Física, Língua Portuguesa e Artes
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade de projetos. Em toda a história da
humanidade, nunca se planejou tanto o futuro como agora. O projeto serve para
pensar o futuro, controlá-lo, aproximar o desejo que se tem daquilo que a
realidade permite, as intenções das ações.
A nossa escola pensa no tipo de aluno que deseja formar, no
ensino de qualidade que vai além da sala de aula e das pesquisas. Por isso,
envolve os alunos em projetos pedagógicos que oferecem estímulos e oportunizam
trabalhar habilidades para sua formação integral.
Não ousamos afirmar que seguimos ou que pretendemos seguir
uma única linha pedagógica. O que buscamos é uma "escola viva", com
atividades dos alunos; com estímulo ao raciocínio e a elaboração do pensamento,
onde a análise crítica esteja sempre presente no aluno e no professor. Nossa
escola está em busca do equilíbrio: trabalhar os conteúdos, atentando para o
processo de aprendizagem.
Oferecemos as condições ideais para o desenvolvimento dos
talentos e competências duráveis dos alunos de forma que todos estejam capazes
de empreender suas vidas e fazer o novo acontecer.
JUSTIFICATIVA
Como Instituição Educacional é nosso compromisso
viver o presente, respeitar o passado e construir o futuro, reafirmando nossos
valores para que as pessoas tenham condições de se desenvolverem plenamente.
Esperamos fazer da nossa escola um espaço de debates e buscas, onde todas as
ações, das mais simples às mais importantes, sejam desenvolvidas com o objetivo
de construir uma Instituição de responsabilidade, respeito e liberdade. Neste
contexto, a comemoração do centenário de Luiz Gonzaga, torna-se um momento
ideal para o desenvolvimento de um projeto que oportuniza aos alunos ricos
momentos de vivência da cultura Nordestina.
Além de conhecermos a história de Luiz Gonzaga,
podemos trabalhar com suas lindas canções. Luiz Gonzaga é um mestre da música.
Foi ele quem abriu as portas da música nordestina para o centro-sul do país.
Estilizou e recriou a riqueza musical nordestina e popularizou gêneros
regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado.
de cantores, compositores e sanfoneiros que vieram depois dele.
Exemplo na vida e na arte.
OBJETIVOS:
Ø
Conhecer a
trajetória do cantor e compositor Luiz Gonzaga.
Ø
Entender como
os ritmos nordestinos, a partir de Luiz Gonzaga, penetraram em várias regiões
do Brasil.
Ø
Conhecer a vida
e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular brasileira
Ø
Identificar os
problemas sociais do Nordeste a partir da obra do compositor.
Ø
Conhecer e
analisar as canções de Gonzaga e de outros compositores influenciados por ele
Temas ligados ao Projeto:
Português/Redação/Literatura
Produção de texto com
diversos gêneros literários.
Concurso de Poesia e Paródias.
Concurso de Poesia e Paródias.
Estudo dos vocábulos
regionais.
Matemática
Trabalho com a música Dezessete e setecentos
Trabalho com a música Dezessete e setecentos
História/Geografia
Fórum de Debate sobre a Região Nordestina.
Fórum de Debate sobre a Região Nordestina.
Ciência/Biologia
Alimentação característica da região.
Alimentação característica da região.
Energia gerada pelo rio São
Francisco.
Educação
Física
Coreografias
Artes
Trabalhar com produção de material através de sucata .
SUGESTÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES (Observe algumas)
Artes
Trabalhar com produção de material através de sucata .
SUGESTÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES (Observe algumas)
1-“Antes
de mim, o baião já existia, só que de forma ainda indefinida. Era conhecido
como “baiano” em algumas regiões do Nordeste. Quer dizer, o baião em sua forma
primitiva não era um gênero musical.
Ele existia como uma característica, como uma
introdução dos cantadores de viola.
Era um ritmo, uma dança. (...) Então eu defini,
urbanizei e aprimorei essa coisa, entende?
Adaptado
de Eu vou contar pra vocês,
de Assis Ângelo, pág. 53.
Para entrar no universo de Luiz Gonzaga, brinque com
os primeiros versos de Baião
(“Eu vou mostrar pra vocês, como se dança o baião...”) e coloque a canção
para os alunos ouvirem. Incentive-os também a dançar e, se possível, ensine
alguns passos para eles.
Após a dinâmica inicial, explique para seus alunos
quem foi Luiz Gonzaga e a importância dele para a cultura brasileira. A seguir,
pegue um mapa do Brasil e, no chão da sala de aula, explique como são divididas
as regiões do país. Se estiver na aula de Geografia, pode introduzir as
diferenças de clima e vegetação entre Sudeste e Nordeste, principalmente.
Com
uma caneta apropriada para mapas, refaça o percurso de Luiz Gonzaga para chegar
ao Rio de Janeiro. Comente como eram as estradas e os meios de transporte na
primeira metade do século XX e explique o que é pau-de-arara (se possível, use
uma imagem desse tipo de condução).
Termine
a atividade convidando seus alunos para conhecerem melhor a vida e a obra do
compositor.
Pergunte aos seus alunos se eles gostam de forró,
xote ou baião. Coloque A violeira,de
Tom Jobim e Chico Buarque, para os alunos ouvirem.Siga o roteiro para análise da canção .
A violeira trata do êxodo rural, da migração
de nordestinos sertanejos que não podem mais esperar pelo fim da seca e saem,
às vezes, sem rumo pelo país. Pegue um mapa do Brasil e peça para os alunos
localizarem a rota que a personagem faz para chegar ao Rio de Janeiro.
Debata
o tema com seus alunos e comece a situar Luiz Gonzaga nesse universo.
Informe
que essa canção foi inspirada na obra de Luiz Gonzaga, artista sertanejo que influenciou
várias gerações de compositores populares, não só pela temática de suas
canções, mas pela recriação dos ritmos nordestinos.
A seguir, convide sua classe para ler o livro de
Luís Pimentel e conhecer melhor a vida e a obra de Lua, o Rei do Baião.
■ chttp://www.itaucultural.org.br (música; discografia
musical)
■ http://www.geocities.com/altafidelidade
O seu Projeto está muito bom. O centenário de Luiz Gonzaga merece ser homenageado pelo nossos alunos. Agradeço pela sua colaboração.
ResponderExcluirgosto
ResponderExcluir