ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PROJETO IDENTIDADE

1-Identificação:


Nome da escola:
C E Cel. FRANCISCO RIBEIRO DA MOTTA VASCONCELLOS

Ano: 1º ano do ENSINO MÉDIO                                    Número de alunos: 40

Duração: 3º e 4º Bimestres

Professores envolvidos:
Todos os que sentirem necessidade de se envolverem neste processo.


 2-Apresentação do Projeto:
O “Projeto Identidade” objetiva tornar o homem conhecedor de si próprio dentro da realidade em que está inserido; conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros e com todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características e valores da sociedade.

O trabalho que será desenvolvido na escola proporcionará aos educandos passar por conhecimentos de valorização do próprio corpo assim como do ambiente como uma extensão de si mesmo, fortalecendo os conceitos de higiene e preservação.

3-Justificativa:
É importante que os alunos, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as relacionadas à sua história.

Concentrando-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele biológico, afetivo, social ou familiar.

Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.


4-Objetivos:

  • Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
  • Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
  •  Valorizar o corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
  • Estabelecer uma relação com a sociedade;
  • Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
  • Conhecer seus antepassados;
  • Identificar tipos de moradia e formas de construções;
  • Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
5-Conceitos:

·         Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Ler e interpretar textos e imagens;

·         Resolver problemas;

·         Estabelecer relações de família e moradia;

·         Reconhecer as organizações familiares das sociedades;

·         Conhecer as relações entre o homem e todo seu ambiente.

 6-Disciplinas envolvidas:
Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.

 Temas Transversais:
Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.


7-Metodologia:

  • Leitura compartilhada de textos escolhidos coletivamente.
  • Representação da leitura(desenho,músicas,artes cênicas,dramatizações).
  • Relatos de experiências de leitura(oral e escrita)
  • Visita à biblioteca.
  • Uso do computador.
  • Uso do data show
  • Uso do DVD.
  • Produção textual  com relatos de experiências de vida.
  • Dinâmicas de grupo.

Procedimentos:

  • Elaborar textos a partir do auto –conhecimento;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Ler diferentes tipos de textos;
  • Produzir textos;
  • Realizar atividades diárias de higiene;
  • Entender o papel da escovação dentária;
  • Organizar rotinas de práticas conservação da saúde;
  • Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
  • Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
  • Montar painéis;
  • Construir cartazes;
  • Confeccionar  fantoches;
  • Elaborar com os alunos regras de higiene;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Dramatizar histórias;
  • Organizar entrevistas e pesquisas;
  • Registrar experiências vividas pelo grupo.
  • Aprender a usar e proteger os órgãos dos sentidos;
  • Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças;
  • Identificar as partes do corpo;
  • Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
  • Trocar efetivas experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
  • Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
  • Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membro de uma mesma família.

8- Recursos:

 Serão utilizados CDs ,DVDs, aparelho de som, máquina fotográfica,,data show,livros, material para elaboração dos trabalhos, computador.


Atividades desenvolvidas no laboratório de informática:

                Utilizando o Paint:

·         Auto-retrato

·         Corpo humano identificando as partes do corpo e órgãos dos sentidos

·         Desenho da família

·         Árvore genealógica

·         Escola

·         Objetos de higiene

·         Placas de preservação do meio ambiente


  1. Utilizando o Word

·         Ficha biográfica colocando o auto-retrato

·         História: “Quem sou eu?” ou “Eu sou assim...”

·         Criar uma propaganda ilustrada sobre higiene pessoal ( corporal, bucal e mental)

·         Panfleto sobre higiene do ambiente em que vive.


  1. Utilizando o Excel

·         Montar planilha com os nomes dos alunos e suas respectivas idades e  montar um gráfico.

·         Montar planilha relacionando os objetos encontrados em cada cômodo de sua casa.

·         ( Fazendo compras no Hortifruti ) Confeccionar uma planilha com produtos, quantidade, preço unitário e preço total.

  1. Utilizando a Internet

  • Pesquisar sobre “Higiene pessoal” baseado na pesquisa, o aluno produzirá um texto no Word.
  • Pesquisar sobre “Decomposição de materiais” baseado nesta pesquisa, montar uma planilha e um gráfico no Excel .

9-Registro do processo:

As atividades desenvolvidas visam a uma ação social, na qual o aluno é agente motivador e participante do processo.
O trabalho com a construção de valores se faz presente, sistematicamente, seja no convívio com o outro, seja em ações cotidianas, nos exemplos a serem seguidos ou até mesmo na observação e análise dos acontecimentos diários e ao redor do aluno.
Ao longo da história da Humanidade, grandes personalidades estudaram e escreveram sobre o corpo humano:
Aristóteles, Platão, Hipócrates, Vesalius e Descartes. Além deles, artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raphael e Rembrandt contribuíram com significativos legados no que se refere à imagem do corpo a partir da combinação do talento e da observação detalhada. Com base nas raízes deste conhecimento, os nossos alunos observam o corpo humano, em materiais disponíveis em livros, revistas e Internet para revelar a função de um  sistema anatômico completo e seu papel no corpo como um todo, e para possibilitar uma melhor compreensão de como maus hábitos ou doenças podem interferir em seu funcionamento, órgãos saudáveis e não-saudáveis  são colocados lado a lado, numa abordagem visando a sensibilização frente à verdadeira máquina humana _ nosso corpo.
Para responder positivamente às exigências atuais da sociedade é necessário abandonar as antigas práticas pedagógicas de forma que possa ressurgir a cada momento indivíduos capazes de se conscientizar da importância do equilíbrio do seu corpo e da sua mente e de sua interação com o mundo.  Acreditar nesta perspectiva é considerar a multiplicidade de visões de mundo como condição  para a construção de um pensar coletivo - indivíduos interagindo no grupo e com o grupo.
No transcorrer das atividades educativas é primordial a observação direta, a análise dos trabalhos e participação dos alunos. E ainda, se faz necessário que ocorra com os envolvidos na proposta, uma auto-avaliação visando a concretização dos objetivos propostos.

   10- Avaliação:

A avaliação será constante, isto é, durante a execução de cada atividade desenvolvida pelos alunos e a criatividade na apresentação final desse projeto.

11-Divulgação:


           Folders 

           Painéis de sensibilização


12-Referências bibliográficas:

Sites:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI214536-15257,00-      ESPECIAL+CORPO+MENTE+TRECHO.html




Vídeos:



Livros:

          A Beleza Está Nos Olhos de Quem Vê   -  Camila Cury
-           Revolucione Sua Qualidade de Vida   -   Augusto Cury
-           Terapia da autoconfiança   -   Daniel Grippo


SUBPROJETO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA- PAULO E ILDA

Fotografia + Matemática = Eficiência
A comunicação visual tem um papel importante na transmissão de conhecimento. Desde os primórdios é por meio de representações simbólicas que informações importantes são registradas e transmitidas de geração a geração.
Hoje a sociedade vive um momento de ampliação do uso da imagem como meio de comunicação e produção de conhecimento. Com a popularização da internet, das câmeras digitais, dos celulares com câmeras, etc., crianças e adolescentes tem largo contato com o mundo imagético e toda sua carga informativa.
Todo fotógrafo ao capturar uma imagem se acha envolto em processos, sentimentos, conhecimentos, técnica e emoção. Uma composição fotográfica, seja ela qual for, vai apontar coisas, formas, luzes, significações muitas vezes abstratas; refletem também as percepções de percurso, dimensão, parte, todo, ligação, centro, entorno, em cima, embaixo, frente, trás, entre outros.
Uma fotografia pode ser vista de diferentes perspectivas: vê-se uma casa, mas também se vêem quadriláteros; é um reflexo na água que pode ser considerada uma simetria; é uma imagem de uma rua, mas também pode ser um caso de paralelismo. É o olhar que revela a mensagem da fotografia.
Uma fotografia sobre a matemática pode muito bem representar um conceito ou uma idéia. Por vezes é um padrão que faz parar o olhar. Outras vezes são paralelismos, semelhanças ou as formas geométricas. Fotografar pode tornar mais fácil a assimilação de conceitos como tempo e espaço, convivência, respeito, proporção, dimensão, entre outros.





Cada fotografia pode ser uma visão matemática.

SETEMBRO/2011

                                                               -  EXPOSIÇÃO DE PAINÉIS -

                                                                    PROFESSORA ILDA


                                      PROFESSOR PAULO





Nenhum comentário:

Postar um comentário