ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Próximo Saerjinho será no dia 29

   As escolas já começaram a se mobilizar e estão desenvolvendo ações para alcançar a participação de todos os estudantes.

A Secretaria de Estado de Educação promoverá, no dia 29 de junho, o próximo Saerjinho. Na cartilha “Bonificação por Resultados”, há orientações para que a unidade escolar conheça quais são as propostas da Seeduc, visando à melhoria da qualidade de ensino. É fundamental que todos estejam comprometidos com o bem-estar coletivo e, principalmente, com o aluno que frequenta as salas de aula da rede estadual.

Um dos critérios para que a equipe escolar receba o bônus é a participação dos alunos nas avaliações internas e externas, conforme consta na página 8 do documento. O Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro) e o Saerjinho são exemplos. Com base nos resultados das provas, a Seeduc poderá conhecer melhor a realidade da escola e promover ações direcionadas ao sucesso da equipe.

No primeiro bimestre deste ano, a média de presença de alunos na primeira prova foi de 77%, um avanço em relação às avaliações anteriores. Mas o desafio é atingir 100% da rede. Por isso, a Seeduc orienta aos diretores que continuem incentivando seus alunos e professores.

Participar do Saerjinho traz diversos benefícios e ainda aperfeiçoa o processo. A partir da avaliação do primeiro bimestre, a Seeduc já preparou as seguintes ações:
- Reforço escolar, com aulas no contraturno – em 2011, 80 mil alunos.
- Material pedagógico – desenvolvido por 40 professores da rede (em fase de reunião de professores de Matemática e Português das Regionais).
- Formação Continuada para os docentes – inicialmente, neste ano, para 4 mil professores.
- Gide (Gestão Integrada da Escola) – acompanhamento de cada unidade escolar.
- Estabelecimento do Currículo Mínimo.
- Projeto Autonomia (projeto de correção de fluxo) – 8 mil alunos sendo atendidos.

A Educação no Estado do Rio de Janeiro já começou a mudar, e alguns sinais apontam que estamos no caminho certo. A mobilização deve ser de todos: Secretaria de Estado de Educação, diretores, professores, funcionários administrativos, pais e alunos. Não há individualismo. O trabalho é em conjunto. Quem atinge a meta é a unidade escolar, onde todos ganham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário