ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

terça-feira, 14 de junho de 2011

123° aniversário de Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888. Dentre suas muitas carreiras, além de poeta e escritor, Pessoa foi jornalista, comerciante, tradutor, editor, crítico literário e ativista político. Sua ampla atuação em diversas profissões também refletia em sua obra. Pessoa é reconhecido por se desdobrar em múltiplas personalidades, chamadas de heterônimos. Os mais famosos são Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
                                                                                                                     jobeja.blogspot.com

Reconhecido como um dos maiores poetas e escritores da língua portuguesa e da literatura universal, Pessoa deixou uma vasta obra de poemas,livros, anotações em várias línguas. Faleceu em 30 de novembro de 1935, devido a cirrose hepática. Sobre a morte, escreveu:
Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.
 (Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; Escrito entre 1913-15; Publicado em Atena nº 5, Fevereiro de 1925.)
 jobeja.blogspot.com

"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças."
(Fernando Pessoa)

Um comentário:

  1. olá viva fiquei satisfeito por ilustrar o seu belo trabalho com o meu desenho sobre fernando pessoa,telhados de lisboa,a satisfação seria total com a alusão a creditos,desenho de... ou link jobeja.blogspot.com,o meu nome é joão beja e desejo-lhe um santo natal e um novo ano cheio de coisas boas.
    espreite também artmajeur.com/joaobeja

    ResponderExcluir