ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PROJETO "CULTURA AFRO"



“A educação não é aquisição de informações cansativas a respeito de objetos e homens, é a percepção do interior de si e a fonte da alegria da paz e da coragem”.

I-IDENTIFICAÇÃO

Colégio Estadual Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos
Modalidade de Ensino: Fundamental II  e Médio

Professores Responsáveis: Todos do 6° do Ensino Fundamental ao  Ensino Médio que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto .

Turmas: Todas

Tempo: 4º bimestre

Disciplinas:O projeto visa trabalhar de forma interdisciplinar, sendo assim Português, Matemática, Ciências , Geografia, História, Educação Física, Artes, Inglês e Ensino Religioso estão envolvidas no mesmo.

II-JUSTIFICATIVA
Desafio, esta é a melhor expressão para definir a responsabilidade de elaborar um marco conceitual capaz de orientar as inúmeras iniciativas que compõem o projeto.

Este projeto é reflexo do momento em que vivemos, pois estamos repensando valores e atitudes,pelos quais se espera a reconstrução de uma sociedade em que todos possam exercer os seus direitos de cidadão. É o momento em que pensamos na promoção de ações e políticas públicas afirmativas, permanentes ou não, que busquem compensar perdas provocadas pela discriminação, seja ela por motivos diversos (raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros). E que, portanto,elimine desigualdades historicamente acumuladas, possibilitando a inclusão, a acessibilidade às oportunidades e a promoção de direitos para todos, em especial, àqueles que se referem aos afrodescendentes.


III-INTRODUÇÃO
A elaboração e desenvolvimento desse projeto de arte e cultura negra visam a atender dois pré-requisitos básicos: o exercício da cidadania e vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais e, ainda, o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.

Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da autoestima do aluno afro-descendente.

Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.

Enquanto professores, temos que garantir aos alunos, em especial aos afro-descendentes, o acesso não só à escola, mas, também, ao conhecimento da história e da cultura africana e dos afrodescendentes, como está recomendado na Lei 10.639 de 10 de janeiro de 2003, o que é observado, pois, em um país cuja grande porcentagem de sua população é constituída de afro-descendentes, as pessoas desconhecem os grandes heróis e personalidades negras que se destacaram na História, como: rainha Nzinga, líder da libertação do reino africano Ndongo em 1660; Dandara, guerreira do Quilombo dos Palmares, ao lado de Zumbi; do abolicionista José do Patrocínio; o ator Grande Otelo; o herói nacional Zumbi dos Palmares; Machado de Assis; e, Cruz e Souza.

Há necessidade de conscientizar acerca das práticas e representações que configuram o racismo, apresentando aos alunos a verdadeira história e tradição do povo negro no Brasil, de maneira íntegra, sem estereótipos que distorcem e não retratam fielmente a trajetória dos descendentes de africanos, sem mensagens subliminares que consolidam uma sociedade racista e excludente.
IV-OBJETIVOS:

• GERAL:

-Favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias, músicas, Capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos.

•ESPECÍFICOS:
-Aprofundar-se nas causas e conseqüências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.
- Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro.
-Reeducar as relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos.
-Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.
- Criar materiais audiovisuais sobre história e cultura afro-brasileiras.
-Valorizar iniciativas de inclusão, dando visibilidade a ações afirmativas já promovidas pela sociedade.
- Contribuir para a criação de práticas pedagógicas inclusivas.

V-RECURSOS HUMANOS
Todos os alunos e professores que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto .

VI-RECURSOS MATERIAIS: cd, aparelho de som, microfone,computador,letra da música, material para produção das ilustrações, computador, DVD, jogos, jornais, revistas, sucatas, cartolina, isopor, tinta, cola, tesoura, quadra da escola, etc.

VII-MATERIAIS PRODUZIDOS: Textos escritos, desenhos e ilustrações ,peça de teatro e coreografias, .

VIII-ESTRATÉGIAS

• Reuniões periódicas.

• Propostas de adequação das disciplinas.

• Oficinas de criação

• Maquetes

• Palestras

• Pesquisas

• Entrevistas

• Desenhos e ilustrações

• Peça de teatro e coreografias

• Textos escritos

• Confecção de jornal e/ou informativo por turma

• Confecção de objetos com sucata,etc

IX-AVALIAÇÃO

A avaliação será constante, através da apresentação de atividades desenvolvidas a partir das propostas apresentadas.

X-CONCLUSÃO

Com esta proposta, possibilitaremos novas alternativas de aquisição e construção de conhecimentos, tornando-se a escola uma verdadeira aliada no desenvolvimento do cidadão.



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