ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

quinta-feira, 26 de julho de 2012

PROJETO "SUSTENTABILIDADE GLOBAL"- 2º SEMESTRE

 JUSTIFICATIVA
O Projeto Sustentabilidade Global se justifica, pois, além de refletir sobre a própria existência, quer também fomentar uma mudança pessoal através da mudança da própria compreensão de um ser humano e chamar a atenção do jovem para as grandes ameaças que a vida, seja ela qual for, vem sofrendo nos últimos tempos.

Também se justifica como meio de transpor o conteúdo teórico de sala aula para o contexto vivo da história de cada aluno.

 OBJETIVOS GERAIS
·        Mostrar ao jovem o tipo de sociedade em que vivemos. Uma  sociedade materialista e competitiva, com pessoas determinadas a trabalhar valores para coisas e pessoas, tendo em vista interesses particulares.

·        Possibilitar uma reflexão sobre a existência humana, de tal forma que juntos possamos transformar a própria vida refletindo essas melhoras na vida em sociedade.

·        Evitar que o jovem cresça vendo uma sociedade, que  quando  algo  não é  mais útil para determinado objetivo, ele é logo descartado (idosos, deficientes etc.).

·        Trabalhar para que o jovem possa agir contra todos esses aspectos negativos de forma coerente e consciente, uma vez que percebe que a vida é um dom de Deus e

que deve ser valorizada em todas as circunstâncias, com compromisso de amor fraterno.

·        Desenvolver o senso crítico em relação aos meios de comunicação que incentivam o consumismo.
  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Compreender as várias formas de postura diante da própria vida;

·        Através de reflexões em sala de aula, entender a existência humana;

·        Identificar, nas aulas de História, momentos de desigualdades e injustiças sociais;

·        Utilizar a criação, redação e artes, analisar a visão mercantilista da impressa sobre a vida humana;

·        Compreender as determinações da mídia na ideia de mundo e de homem apresentada por ela;

·        Refletir sobre a importância do equilíbrio entre o TER e SER.

·        Desenvolver atividades que valorizem o SER HUMANO.

·         Conscientizar os alunos de seu papel como agente preservador dos recursos do meio ambiente.

ESTRATÉGIAS
     ·        Promover textos, músicas e/ou vídeos para reflexão e debates sobre os temas: aborto, drogas, gravidez, preconceito, discriminação, injustiça social, fome, desemprego, violência, a vida vale mais que o dinheiro, valores, solidariedade, criminalidade, exclusão social, falta de ética, importância da ecologia, valorização da diversidade, celebração da vida;

·        Montar painéis com imagens que levem à reflexão sobre a importância da vida em todas as formas;

·        Oferecer palestras reflexivas que levem à conscientização do “nosso papel” como “ser humano” na sociedade;

·        Realizar dramatizações; danças; pinturas; passeatas e visitas que sensibilizem para a humanização;

·        Mostrar, na prática, meios para o homem dar um fim útil a recursos que são considerados lixo (ex.: garrafa pet = camiseta);

·        Incentivar os alunos a não consumir sacolas de mercado (plásticas), utilizando sacolas tradicionais como alternativa para diminuição da produção de lixo e incentivando o  investimento de empresários na fabricação de sacolas degradáveis.

SUGESTÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES
1-Introduzir alguns questionamentos tais como:

·        Vocês sabem quanta água vocês gastam por dia? Como vocês fariam a medição do gasto de água?

·        Quais as fontes de CO2 que emitimos diariamente? Isso é importante? Como medi-las?

·        Quantos quilos de lixo vocês produzem por dia? Qual o destino dele?

Será que seus alunos já pensaram sobre isso? Então vamos começar a pensar...
Desde quando acorda,  onde a água aparece de forma direta ou indireta no seu dia?
 ** Peça para que os alunos escrevam e para que alguns deles exponham a resposta.
A faixa de consumo de água por pessoa varia de 150 a 400 litros por dia. 
Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de banheiro, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina...
 Quer calcular? Simulador de consumo de água: http://www.epal.pt/epal/novosim.aspx
** Anote os dados necessários previamente e peça para que os alunos observem um final de semana de consumo de água em casa com a família, depois é só passar pelo simulador online.

** Uma ideia é pedir para que os alunos busquem também na conta mensal de água informações sobre o seu consumo diário. Exemplo:  metros cúbicos; número de integrantes na família; média mensal e consumo diário, etc.
E O TAL  AQUECIMENTO GLOBAL ,  onde eu entro nisso?

Não há notícia mais em evidência na mídia senão o aquecimento global. Após uma explicação sobre o assunto (que pode ser encontrada também na aula de Meio Ambiente e Sustentabilidade) uma maneira de aproximar o assunto para a vida diária dos meninos e meninas e também dos familiares, é a chamada calculadora de CO2.

Através do link http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora , seus alunos poderão calcular online a quantidade de CO2 emitida por ele e pela família e até quantas árvores deveriam ser plantadas no ano para recompensar essa emissão.
 ** Peça para buscarem os dados necessários em casa e no bairro, assim toda a família participa e interage na atividade; o aluno se torna um multiplicador.
 ** Professor, lembre-se que o debate sobre o aquecimento global é atual, com opiniões favoráveis e contrárias sobre as suas causas ou mesmo sua ocorrência. Uma questão inicial, pode ser referente a discordância do referido assunto pelos países industrializados. Qual a razão?
** O professor deverá orientar porque emissões de gás de automóveis e ônibus, lixo orgânico, combustíveis, etc  tem a ver com CO2

Uma atitude - o plantio de árvores como compensação pelas emissões de CO2.
Mas quais árvores? Espécies nativas? Exóticas? Ótimo momento para discutir a biodiversidade, monocultura, reflorestamento e outros temas associados. Um exemplo prático para debate seria a plantação de grandes extensões de eucalipto, necessários para produção de papel e papelão e consumidos em grande escala, com todas as implicações ambientais e/ou sociais debatidas.  

** Texto recomendável para auxílio ao professor: Eucalipto: o reflorestamento do capital financeiro. Link:   http://www.anovademocracia.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1068
O LIXO - O que podemos fazer diante desse problema?
A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz em média  300 quilos por ano e  tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
 Os alunos sabem para onde vai o lixo de sua cidade?
Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.  R R R  --- Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Um sítio da internet muito interessante e recomendável ao professor sobre a temática lixo, encontra-se em www.lixo.com.br . Matérias sobre coleta seletiva, gestão de resíduos, compostagem,  vídeos, curiosidades e outros podem ser encontrados lá. Sugestão: Texto Precicle

 ** Professor, estimule a leitura dos alunos, auxilie -os durante o processo sobre possíveis dúvidas de vocabulário e/ou interpretação. Após a leitura algumas questões servem para verificar a compreensão do texto, seguidas de discussões problematizadoras, importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Uma sugestão de atividade prática para projeto interdisciplinar seria avaliar  o peso dos resíduos descartáveis da escola. Há possibilidade da construção de gráficos e tabelas com valores diários, semanais e mensais, além da distinção dos materiais em função de suas características químicas.

Questão relacionada: Muitos dos materiais descartados se deve ao hábito de adquirir o "novo modelo", ou seja, algum produto que ainda serve para uso, mas "está fora de moda" e é descartado.
** Organize grupos para elaborar uma lista com exemplos desse tipo e o destino dado a eles. Abra uma discussão geral sobre hábitos de consumo.
 Referência: www.portaldoprofessor.rj.gov.br

2- Orientar alunos e funcionários quanto aos seguintes temas:
- Energia
Incentivar a todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers.
- Água
Providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza em geral. Se houver espaço e recursos, construir cisternas é uma boa opção para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chão e regar áreas verdes.
- Resíduos
Caso não haja coleta seletiva pelo serviço público, deve-se buscar parcerias com cooperativas de catadores. Além disso, é possível substituir, sempre que possível, sulfite, cartolina, isopor e EVA por papel craft reciclado e trocar o cimento pela terra prensada na construção de alguns equipamentos, como bancos no jardim. Outras iniciativas: manter composteiras para a destinação do lixo orgânico e a produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida e promover o uso e o descarte corretos dos produtos de limpeza.
- Biodiversidade
Investir no aumento da superfície permeável e de áreas verdes cria espaços para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais, além de refrescar o ambiente, diminuir a poeira e aumentar a absorção de água da chuva.
3) Gincana Global
A Gincana tem por objetivo promover ações concretas de resgate do meio ambiente , valorização do relacionamento humano e unir toda a comunidade escolar em ações voltadas a sustentabilidade e solidariedade.

     A Gincana contará com tarefas permanentes de arrecadação, tarefas de transformação de recicláveis, tarefas relâmpago.


 PREMIAÇÃO:
A equipe vencedora ganhará uma viagem a Petrópolis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário