ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Quadrinhos em sala de aula

COMO UTILIZAR OS QUADRINHOS EM SALA DE AULA


A tira de Adão Iturrusgarai foi tema de uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no fim de 2009. Os organizadores da prova propunham este enunciado aos estudantes: “Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual...”. Cabia aos alunos indicar uma das cinco alternativas seguintes. A correta era a letra d, “que possui em seu texto características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho”.
O teste do Enem traz uma série de pressupostos: 1) quadrinhos configurariam um gênero textual; 2) tal gênero teria na representação do diálogo face a face uma de suas características;
3) Há necessidade de familiaridade, mesmo que mínima, com os elementos desse gênero para poder compreendê-lo. Há ainda um quarto pressuposto, não menos relevante: os quadrinhos integram o conteúdo programático da prova e, por consequência, também do Ensino Médio, alvo de quem resolve o exame.

Leia a reportagem completa na revista appai,clicando no quadrinho.

Enem – 2009 (oficial) – As histórias em quadrinhos como gênero textual

Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário