ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

quinta-feira, 29 de novembro de 2007


PROJETO AQUARELA




2007

Escola Estadual Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos

Nível
: Ensino Fundamental

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Artística

Professores responsáveis: Eliane Maravilha Franco Ribeiro e
Ilda da Penha Ribeiro Soares


Proposta:

Uso da música Aquarela para sensibilização dos alunos, desenvolvendo-se, a partir de sua apreciação, seqüências de atividades em projeto interdisciplinar, conforme descrito no relato a
seguir:




1- INTRODUÇÃO: A nossa opção pelo tema a partir da música Aquarela leva em conta que a música na aprendizagem, faz com que os nossos alunos desenvolvam a:

1.1 - OBSERVAÇÃO: Levar as crianças a observarem os momentos de significado que cada verso, cada estrofe, cada frase traz.

1.2 - CONCENTRAÇÃO: Lembrar uma letra de música de memória e cantá-la é um exercício de concentração. Se o professor agregar movimentos – pulo, roda, palma – estará exercitando ainda mais a concentração e mesmo a harmonia.

1.3 - COORDENAÇÃO MOTORA: Quando a criança canta a música de memória e exercita, pela mímica, a sinalização da imagem daquilo que canta, ela está treinando sua coordenação motora.

1.4 - APRENDIZADO DAS PALAVRAS: A memorização de letras cria uma condição agradável para a criança aprender palavras e expressões. Nesta música de TOQUINHO, várias palavras foram trabalhadas com mais atenção para que a criança compreenda o conceito e o fixe. Cantá-las novamente, em outro momento, já compreendendo o conceito, ajudará a desenvolver seu raciocínio abstrato; imaginar as palavras, portanto, pode ajudar no aprendizado de matemática, por exemplo, que requer este raciocínio abstrato.

1.5 - MEMORIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: A criança, quando faz a mímica, tem que pensar mais do que quando apenas fala. O professor deve fazer com que os próprios alunos desenvolvam os movimentos que irão, por mímica, simbolizar as palavras. Apenas memorizar, pode levar a uma emissão mecânica da palavra. Na mímica, a criança é levada a se concentrar e pensar sobre o que está fazendo.


2- JUSTIFICATIVA:
A música tem o poder de alcançar a alma humana. Sua universalidade e capacidade de sensibilização são o que justifica este projeto, notadamente interdisciplinar e que com o esforço e dedicação de cada um dos Professores envolvidos, foi possível adequá-la aos vários componentes curriculares , finalizando com o mais perfeito e emocionante de todos instrumentos: a voz humana, que encerrou esse projeto, através de um coral formado por todos os alunos das classes diretamente envolvidas, peça teatral e coreografias. Ademais, tendo consciência de que saber se expressar é condição básica para se tornar um cidadão, e que uma das funções da escola é formar cidadãos, resolvemos usar essa metodologia que ajuda o aluno a ter maior concentração e autoconfiança: a música, e por meio dessa atividade desenvolver o raciocínio, a sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.





“A música na educação envolve todas as áreas do conhecimento. Por isso é utilizada de forma contextualizada, no ensino em classes de alfabetização e letramento, facilitando o processo ensino - aprendizagem. Ensinar é apreciar o valor de uma peça musical, despertando na criança o gosto pela música, aquisição de novos conhecimentos, concentração, autonomia, criticidade, sendo um importante instrumento didático no processo de alfabetização e letramento”.

Sonia Kramer

ENCERRAMENTO DO PROJETO AQUARELA
DATA:. 29/11/2007
LOCAL Quadra da Escola
INÍCIO: 8:h
TÉRMINO: 17:00h





















PRODUÇÕES ESCRITAS E QUE FORAM APRESENTADAS PELOS ALUNOS:




Invento uma Estrela Azul


Algumas pessoas olham para o céu
E a estrela pisca.
Quando se olha para o céu
Ela troca e fica amarela.
Qualquer cor que pensar
A estrela fica:azul, amarela...
Silêncio! Olha para ela, é água cristalina.
Olha lá a estrela azul!
E todos ficam parados
Encantados com a estrela.

Ana Eduarda Batista Vieira Turma 501



O menino que queria andar de avião

Era uma vez um menino chamado João . Ele queria muito andar de avião.
Mas o pai dele não tinha dinheiro para comprar uma passagem de avião.
Ele sabia que o pai não tinha dinheiro, mas a vontade dele era tão grande que começou a trabalhar. E o dinheiro que conseguia, ele guardava. Já estava quase chegando a quantia certa da passagem.
Um certo dia, passou na TV um avião que tinha acabado de cair e o pai dele falou:
__Filho, é melhor você desistir. Está vendo o que aconteceu?
Mas João não desistiu.
Chegou um certo dia e ele já tinha a quantia certa para a passagem, foram ele e o pai comprar.
O dia da viagem ia ser 31/07. Ele ficou muito feliz.
E finalmente chegou o dia.
O pai de João o acompanhou até a aporta de entrada. João sentou na cadeira e lá se foi João.
Ele, pela janela, viu pássaros a voar, viu o chão bem pequeno.
João achava que estava nas nuvens...
Quando chegou no aeroporto, ele contou tudo para o pai. E o pai dele perguntou:
__Filho, você está feliz?
Ele disse:
__Sim, eu estou feliz. Esse é o melhor dia da minha vida.

Flávia de Oliveira Maciel Turma 501






Minha Imaginação

Era uma vez uma casa assombrada. Ela ficava no meio da floresta.
Gatos chineses e outros animais de outro mundo moravam lá com muitas bruxas, vampiros, sacis, cucas e outros seres.
Certo dia, eles resolveram vendê-la e comprar outra casa mais bonita do que aquela, porque ela era muito assombrada e eles tinham muito medo de fantasma. Onde já se viu bruxas terem medo de fantasmas?
Um dia, as bruxas resolveram voar na vassoura. Enquanto voavam, viram um castelo muito bonito, cheio de ouro e marfim. Cheio de brilho.
Elas resolveram ir ao castelo. Quando chegaram lá, encontraram o rei. As bruxas pediram um beijo. Quando o rei beijou as bruxas, a maldição caiu e elas viraram princesas, aí voltaram para casa.
Fizeram um castelo igual ao do rei. Quando ficou pronto, perguntaram ao rei se estava bonito. Ele falou que sim. Aí elas arrumaram um rei e viveram felizes para sempre.

Quíssila Barbosa Gomes Turma 501



O Castelo Ra Tim Bum

Era uma vez um castelo assombrado. Ninguém entrava nele porque todas as pessoas diziam que ele era mal assombrado.
Mas o menino era corajoso. Ele entrou e todo mundo falou que ele era doido de entrar no castelo, dentro do castelo que tem teias de aranha, morcego, etc.
De repente apareceu um gato preto com um olho só, mas o garoto não teve medo dele.
E foi em frente. Encontrou uma aranha enorme, mas não teve medo; o menino foi corajoso e saiu da casa e todo mundo foi embora da cidade.
Quando as pessoas saíram do castelo, algumas crianças saíram rindo delas. O menino que tinha entrado voltou porque tinha esquecido alguma coisa, entrou no castelo e viu as crianças rindo, ele saiu correndo e chamou as pessoas que tinham ido embora, elas pensaram que era mentira dele e não deram atenção. Os meninos do castelo Ra Tim Bum riram e ficaram com o castelo para eles, chamaram a família inteira e viveram felizes para sempre.

Ivana e Ingrid Turma 501


O Arco-Íris


Era uma vez uma menina que morava numa fazenda com seus pais e avós. Ela gostava muito de brincar perto de um lago e seus pais sempre gostavam de ensinar a menina a pescar.
Uma bela manhã, seus pais levaram-na para pescar, foi o primeiro dia que a menina pegou um peixe grande. Ficou tão feliz que começou a pular e olhando para o céu viu um arco-íris, ela ficou encantada com as cores do arco-íris e pediu a sua mãe para comprar uma aquarela para ela desenhar e pintar um arco-íris.
A mãe comprou a aquarela e ela fez um lindo desenho para o colégio e mostrou a todos que ficaram encantados, então pediram a ela que desenhasse outras coisas e pintasse.
Ela desenhou o lago que tinha na fazenda onde morava, com um lindo sol nascendo, pintou, levou para o colégio e mostrou aos professores. Eles ficaram encantados e resolveram fazer um concurso com outros colégios para competir. A menina fez um lindo desenho sobre a Amazônia e tirou primeiro lugar.
O prêmio foi uma bolsa de estudos.
A menina ficou muito feliz e agradeceu a todos.


Lorena Turma 503



O Sol Amarelo

Era uma vez um menino que estava dormindo em sua casa. Quando ele acordou, abriu a janela de seu quarto e viu um lindo sol que estava nascendo. E ali mesmo em seu quarto, ele ajoelhou, começou a agradecer a Deus e falou:
__Meu Deus, obrigado por este lindo sol que está nascendo.
Depois que ele agradeceu a Deus, saiu porque seus amigos estavam na porta de sua casa chamando para ver se ele queria brincar de pique e ele respondeu:
__Sim ,vamos, vamos, vamos brincar de pique esconde lá fora. E depois vamos brincar de outros piques. Aí ele brincou de pular corda e depois de tanto pular corda ficou cansado e falou:
__Agora, amigos, ta na hora de ir para a escola, vamos juntos.

Maria Cecília Turma 503



Imaginação de João e Maria

Há muito tempo atrás, existiam duas lindas crianças que adoravam imaginar.
Mas tinha um problema, elas não sabiam como era o mundo porque moravam em um castelo. Mas conheciam as cores, pois passavam a maioria do tempo pintando.
João era o mais velho e também desenhava muito bem, ele pintou um castelo, um lindo navio de partida e não podiam esquecer... dois bons amigos de bem com a vida.
Mariana era a mais nova e já pintava coisas calmas como flores, uma linda gaivota, um avião, uma astronave e outras coisas; mas um desenho que ela adorava muito era um sol nascendo atrás das colinas.
João era um menino pensador, quando chovia ele ficava pensando no futuro.
Um dia, eles conseguiram fugir daquele lugar e viraram artistas muito famosos e todos adoravam suas obras de arte e assim foi de geração em geração.

Maria Carolina







Turma 503


A Bruxa Maldosa

Era uma vez uma bruxa que era muito maldosa e queria ver todos arruinados.
Um dia, três crianças estavas brincando e elas estavam felizes. Passou o dia e elas viram uma bruxa que se chamava Rebeca, ela fazia muito mal para as pessoas. Alguns dias depois, as crianças que estavam felizes ficaram doentes, tristes e não comiam direito.
Passou o tempo e as pessoas lutaram com a bruxa e várias bruxas morreram, aos poucos.
Juntaram todas as pessoas do mundo e conseguiram matar as bruxas e todos ficaram felizes para sempre.

Flávio Vasconcelos do Espírito Santo Turma 503



16- CARTÕES NATALINOS CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS:













Tia Iris








Neste Natal ,
Muita Paz ,
Muita alegria
E que Nosso Senhor
Ilumine todos os caminhos,
Renovando a esperança
De um Ano Novo próspero e feliz.

São os votos
de toda Nossa Família .

Beijos de
Milena e Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário