CONVIVÊNCIA
O CAMINHO PARA A HUMANIDADE
I-IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos
Modalidade de Ensino: Fundamental
Professores Responsáveis: Todos do 3º ao 9º ano que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto .
Turmas: 3º ao 9º ano
Tempo: 1 ano letivo
Disciplinas:O projeto visa trabalhar de forma interdisciplinar, sendo assim Português, Matemática, Ciências , Geografia, História, Educação Física, Artes, Inglês e Ensino Religioso estão envolvidas no mesmo.
II-JUSTIFICATIVA
O homem é um ser social por natureza. Nascemos numa sociedade, onde o primeiro grupo é o da família. Com o passar dos anos vamos ampliando este aspecto e passamos a conviver com outros grupos: a escola, a igreja, grupos de profissão... Por isso, a convivência social requer um esforço coletivo para exercitar a socialização, compreender e respeitar regras, gerenciar conflitos, exercitar o respeito às diferenças, aplicar as leis da reciprocidade e principalmente, da responsabilidade social. Somos sujeitos na construção do nosso mundo.
As atividades do Colégio estarão voltadas para um mergulho nos diferentes espaços sociais, trabalhando dentro e fora da sala de aula com discursos e ações apropriados para o desafio de conviver, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana.
O nosso trabalho fundamenta-se na crença no homem e na sua capacidade de viver e pensar a realidade e de construir seu crescimento, visando a uma melhoria da qualidade de vida na sociedade.
Como Instituição Educacional é nosso compromisso viver o presente, respeitar o passado e construir o futuro, reafirmando nossos valores para que as pessoas tenham condições de se desenvolverem plenamente. Esperamos fazer da nossa escola um espaço de debates e buscas, onde todas as ações das mais simples às mais importantes, sejam desenvolvidas com o objetivo de construir uma Instituição de responsabilidade, respeito e liberdade.
O que é Projeto Direcionador?
É o projeto macro realizado, anualmente, que serve como base para as ações pedagógicas e visam ao desenvolvimento das habilidades individuais dos alunos e à sua formação integral.
III-INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade de projetos. Em toda a história da humanidade, nunca se planejou tanto o futuro como agora. O projeto serve para pensar o futuro, controlá-lo, aproximar o desejo que se tem daquilo que a realidade permite, as intenções das ações.
A nossa escola pensa no tipo de aluno que deseja formar, no ensino de qualidade que vai além da sala de aula e das pesquisas. Por isso, envolve os alunos em projetos pedagógicos que oferecem estímulos e oportunizam trabalhar habilidades para sua formação integral.
Não ousamos afirmar que seguimos ou que pretendemos seguir uma única linha pedagógica. O que buscamos é uma "escola viva", com atividades dos alunos; com estímulo ao raciocínio e a elaboração do pensamento, onde a análise crítica esteja sempre presente no aluno e no professor. Nossa escola está em busca do equilíbrio: trabalhar os conteúdos, atentando para o processo de aprendizagem.
Oferecemos as condições ideais para o desenvolvimento dos talentos e competências duráveis dos alunos de forma que todos estejam capazes de empreender suas vidas e fazer o novo acontecer.
Buscamos uma educação cuidadosa na dimensão empreendedora dos nossos alunos a fim de que eles possam vislumbrar e construir o futuro, viabilizando um país em condições de se viver em uma sociedade ética e solidária.
Concretizar a esperança!
Vivemos em uma sociedade de projetos. Em toda a história da humanidade, nunca se planejou tanto o futuro como agora. O projeto serve para pensar o futuro, controlá-lo, aproximar o desejo que se tem daquilo que a realidade permite, as intenções das ações.
A nossa escola pensa no tipo de aluno que deseja formar, no ensino de qualidade que vai além da sala de aula e das pesquisas. Por isso, envolve os alunos em projetos pedagógicos que oferecem estímulos e oportunizam trabalhar habilidades para sua formação integral.
Não ousamos afirmar que seguimos ou que pretendemos seguir uma única linha pedagógica. O que buscamos é uma "escola viva", com atividades dos alunos; com estímulo ao raciocínio e a elaboração do pensamento, onde a análise crítica esteja sempre presente no aluno e no professor. Nossa escola está em busca do equilíbrio: trabalhar os conteúdos, atentando para o processo de aprendizagem.
Oferecemos as condições ideais para o desenvolvimento dos talentos e competências duráveis dos alunos de forma que todos estejam capazes de empreender suas vidas e fazer o novo acontecer.
Buscamos uma educação cuidadosa na dimensão empreendedora dos nossos alunos a fim de que eles possam vislumbrar e construir o futuro, viabilizando um país em condições de se viver em uma sociedade ética e solidária.
Concretizar a esperança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário