ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Os Saltimbancos




Um cachorro, uma gata, uma galinha e um jumento. Esses quatro bichos e um coro de quarenta vozes formam Os Saltimbancos.
A história narra as aventuras dos quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Ao se encontrarem, notam que, ajudando-se mutuamente, conseguem resolver melhor os problemas que surgem.


1- BICHARIA (coral)
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.O animal é tão bacanaMas também não é nenhum banana.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.Quando a porca torce o raboPode ser o diaboE ora vejam só.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.
Era uma vez(E é ainda)certo país(E é ainda)Onde os animaisEram tratados como bestas(São ainda, são ainda)
Tinha um barão(Tem ainda)Espertalhão(Tem ainda)Nunca trabalhavaE então achava a vida linda(E acha ainda, e acha ainda)
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.O animal é pacienteMas também não é nenhum demente.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.Quando o homem exageraBicho vira feraE ora vejam só.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.
Puxa, jumento(Só puxava)Choca galinha(Só chocava)Rápido, cachorroGuarda a casa, corre e volta(Só corria, só voltava).Mas chega um dia(Chega um dia)Que o bicho chia(Bicho chia)Bota pra quebrarE eu quero ver quem paga o patoPois vai ser um saco de gatos.

Jumento- Oi, eu sou o jumento. Não sou bichinho de estimação não, sou jumento e pronto. Também conhecido como jegue.
Me botaram pra trabalhar na roça a vida inteira. Trabalhar feito um jumento pra no fim... nada.
Nem um capinzinho fresquinho, nem uma cenourinha... só grama. Grama seca. Vai ver que é por isso que de vez em quando me chamam de burro.
Ah ! Mas eu nem ligo.
Sabe que outro dia, eu estava subindo uma ladeira, carregando um peso danado nas costas, me aparece um cara e grita assim: “ Anda logo, ó mula preguiçosa!”
AH, não! Aí eu parei. Parei porque preguiçosa vá lá, mas... mula... é demais. Resolvi dar no pé. Tomei a estrada que leva à cidade e fui seguindo naquela escuridão, naquela humilhação, naquela solidão que nem sei...
Olha, eu não sou disso não, sabe? Mas naquela hora me deu uma vontade danada de chorar e chorar e chorar aos soluços e eu pensava com os meus botões:




2 - O JUMENTO
Jumento não éJumento não éO grande malandro da praçaTrabalha, trabalha de graçaNão agrada a ninguémNem nome não temÉ manso e não faz pirraçaMas quando a carcaça ameaça racharQue coices, que coicesQue coices que dáO pão, a farinha, feijão, carne secaQuem é que carrega? Hi-hoO pão, a farinha, o feijão, carne secaLimão, mexerica, mamão, melanciaQuem é que carrega? Hi-hoO pão, a farinha, feijão, carne secaLimão, mexerica, mamão, melanciaA areia, o cimento, o tijolo, a pedreiraQuem é que carrega? Hi-hoJumento não éJumento não éO grande malandro da praçaTrabalha, trabalha de graçaNão agrada a ninguémNem nome não temÉ manso e não faz pirraçaMas quando a carcaça ameaça racharQue coices, que coicesQue coices que dáHi-hooooooooo
Jumento- Pois é. Onde é que eu estava mesmo? Ah! Eu estava indo para a cidade. E fazer o quê na cidade?
Bom, eu pensava que... quando alguém não sabe fazer mais nada, mas nada mesmo na vida, hoje em dia pode virar artista, músico. Hoje, todo mundo canta! Como diziam aqueles que não sabem cantar.
Então eu estava ali andando quando, de repente, quem é que eu vejo estendido no barranco da estrada? Um pobre cachorro, coitado! Todo esfarrapado.
Cachorro- Au! Au! Au!
Jumento- Parecia até que tinha acabado de chegar da guerra.
Cachorro- Me dá meu osso! Meu osso. Ladrão! Ladrão! Ladrão!
Jumento- Ele estava dormindo. Tinha uns sonhos terríveis. Pesadelos de cão.
___Cachorro,cachorro, acorda!
Cachorro- (Acorda assustado)
Ah!Ah!É pra já! Sim senhor, sim senhor, sim senhor.

Jumento- Nossa! O que aconteceu com você?
Cachorro- Eu tô fugindo.
Jumento- Da guerra?
Cachorro- Guerra? Pior que isso, meu chapa. Eu tô fugindo é da fazenda onde eu trabalhava. O meu patrão, aproveitador, me atormentava o dia inteiro: “Entra cachorro!
Pega isso! Abana o rabo !Deita! Levanta!Ufa!
Eu não agüentava mais.




3 - UM DIA DE CÃO
Apanhar a bola-laEstender a pata-taSempre em equilíbrio-brioSempre em exercício-cioCorre, cão de raçaCorre, cão de caçaCorre, cão chacalSim, senhorCão policialSempre estouÀs ordens, sim, senhorBobby, Lulu,Lulu, BobbySnoopy, RockyRex, RintintinLealdade eterna-naNão fazer baderna-naEntrar na caserna-naO rabo entre as pernas-nasVolta, cão de raça cãoVolta, cão de caçaVolta, cão chacalSim, senhorCão policialSempre estouÀs ordens, sim, senhorBobby, LuluLulu, BobbySnoopy, RockyRex, RintintinBobby, LuluLulu, BobbySnoopy, RockyEstou às ordensSempre, sim, senhorFidelidadeÀ minha fardaSempre na guardaDo seu portãoFidelidade cãoÀ minha fomeSempre mordomoE cada vez mais cão
Jumento-Opa! Calma,calma, companheiro. Eu não quero ser seu patrão . Não quero ser seu patrão.
Cachorro- O quê? O senhor não quer ser meu patrão?
Jumento- Claro que não.Deixa disso.Eu sou um pobre coitado como você. Sou um pau de arara.
Cachorro-Ah,sim seu pau de arara, às ordens,em que posso servir, onde quer que eu o leve?
Jumento- Não quero que me leve a lugar nenhum. Estou indo à cidade procurar emprego como músico. Você podia me acompanhar e assim poderemos formar um duo. Já imaginou dois animais cantando juntos ?
Cachorro e Jumento-Acho que vai ser a maior sensação.
Cachorro-Ufa! Andamos pra burro.
Jumento-O quê?
Cachorro—Ah!Ah! desculpa seu asno.Jumento é, é. Acho que dois animais cantando juntos vai ser muito bom.
Galinha- Co-có-có-có . Três animais cantando juntos vai ser mais fantástico ainda.
Jumento- Uma galinha...
Cachorro-Bom dia, vossa galinência!
Galinha-Oh! Como vão companheiros?
Jumento-Já vi tudo! Fugiu também né.
Galinha-Ah,não,não.
Jumento-Por quê?
Galinha-Sabe, eu vivia numa fazenda cheia de plantas e rodeada por todos os meus pintinhos, até que um dia o meu patrão rabugento resolveu matar todos os meus pintinhos e a mim também, me fazendo de canja de galinha.
Jumento e cachorro- Ohhhhhh!




4 - A GALINHA
Todo ovoQue eu chocoMe tocoDe novoTodo ovoÉ a caraÉ a claraDo vovô
Mas fiqueiBloqueadaE agoraDe noiteSó sonhoGemadaA escassa produçãoAlarma o patrãoAs galinhas sériasJamais tiram férias"Estás velha, te perdôoTu ficas na granjaEm forma de canja"Ah !!! é esse o meu trocoPor anos de choco???Dei-lhe uma bicadaE fugi, chocadaQuero cantarNa rondaNa cristaDa ondaPois um bico a maisSó faz mais felizA grande gaiolaDo meu país
Todos- Bravo! Bravo! Bravíssimo!
Jumento-Bom... Já que você quer ser uma cantora...
Cachorro- Pode entrar no nosso conjunto. Aliás, pensando bem, você com sua voz e eu com a minha, podemos formar um duo altamente sensacional (começa a cantar).
Jumento- Ai meu Deus!Está bom, está bom! Já chega!Já chega! Bom, já que encontrei vocês dois que tal me ajudarem a formar uma corrente bem forte, pois afinal de contas, agora nós somos três.
Galinha- Ufa! Andamos pra burro!
Jumento - O quê?
Galinha- Aha,Desculpa, seu jumento. Eu acho que três animais cantando juntos vai dar o maior pé pra cachorro.
Gata- Miau! Que tal quatro?
Galinha- Eu Acho que ouvi um gatinho.
Jumento- Quem falou? Quem está aí?
Gata- Sou eu, uma gatinha.
Jumento- Uma gata?
Galinha- ( começa a cacarejar)
Jumento- Pára , pára com isso,com isso.
Cachorro- Ah! É pra já sim senhor, sim senhor, sim senhor.
Jumento- Onde já se viu tratar um semelhante assim dessa maneira? Que coisa horrível! Ela é um animal como você.
Cachorro- Ah, isso não. Desde que eu me conheço por bicho , todo cachorro tem raiva de gato. Isso é uma tradição. O meu avô, por exemplo, detestava gatos e onde ele estivesse não aparecia nenhum gato. Que Deus o tenha! E o meu pai então? Sempre foi conhecido como o maior caçador de felinos. A minha mãe, puxa, a minha mãe nem se fala...
Jumento- Chega!Chega! Ai, pelo jeito vai ser difícil domar esse cachorro que acha normal seguir uma tradição que gostava de maltratar seu próprio semelhante.
Primeira lição do dia- O melhor amigo do bicho é o bicho. Galinha...
Galinha- O melhor amigo do bicho é o bicho.
Jumento- Cachorro!
Cachorro- O melhor amigo do bicho é o bicho.
Jumento- Todos juntos!
Todos- O melhor amigo do bicho é o bicho.
Jumento- Muito bem! Gatinha, pode chegar mais.
Gata- Obrigada, Jumento.
Galinha- Nós estamos indo pra a cidade, nós vamos fazer um conjunto. Você canta também é?
Gata- Canto, é , infelizmente.
Todos- Por que infelizmente?
Gata- Ah,é que cantar me custou muitíssimo.
Galinha- Ah! Conta,nega. Conta tudo que eu quero saber.Conta tudo.
Todos- É, conta, conta, conta!
Gata- Sabe, eu vivia dentro de um apartamento enclausurada. A minha patroa, ih, minha patroa não queria que eu saísse de casa por nada desse mundo. É pra não pegar um resfriado. Sabe?
No início até que eu consegui entender. Mas depois, ih! Depois foi me dando uma solidão. Aí, aí eu fui é cantar com a gataria que por ali passava fazendo serenatas. Puxa, gente, foi tão maravilhoso!
Pela primeira vez na vida eu tinha me sentido livre como todos os animais devem se sentir. Ai, mas quando eu voltei pra casa...
Todos- O que que houve? Que que houve?




5 - HISTÓRIA DE UMA GATA
Me alimentaramMe acariciaramMe aliciaramMe acostumaram
O meu mundo era o apartamentoDetefon, almofada e tratoTodo dia filé-mignonOu mesmo um bom filé...de gatoMe diziam, todo momentoFique em casa, não tome ventoMas é duro ficar na suaQuando à luz da luaTantos gatos pela ruaQue de noite vão cantando assim
Nós, gatos, já nascemos pobresPorém, já nascemos livresSenhor, senhora ou senhorioFelino, não reconhecerás
De manhã eu voltei pra casaFui barrada na portariaSem filé e sem almofadaPor causa da cantoriaMas agora o meu dia-a-diaÉ no meio da gatariaPela rua virando lataEu sou mais eu, mais gataNuma louca serenataQue de noite vai cantando assim
Nós, gatos, já nascemos pobresPorém, já nascemos livresSenhor, senhora ou senhorioFelino, não reconhecerás
Todos-Bravo,bravo.
Gata- Ufa, andamos pra burro.
Jumento-O quê???
Cachorro- Presta atenção.
Jumento-É presta atenção.
Gata- Desculpa seu jumento.
Jumento- Pois é pessoal, naquela altura da estrada nós já éramos quatro amigos . O cachorro é que é um pouco orgulhoso, mas daqui a pouco o orgulho acaba e ele e a gata serão grandes amigos.
Só tem uma coisa que me preocupa, é que eles não fazem a menor idéia do que seja a cidade grande. Estão com cada ilusão!!! Coisa de louco!

6 - A CIDADE IDEAL
Cachorro:
A cidade ideal dum cachorroTem um poste por metro quadradoNão tem carro, não corro, não morroE também nunca fico apertado
Galinha:
A cidade ideal da galinhaTem as ruas cheias de minhocaA barriga fica tão quentinhaQue transforma o milho em pipoca
Crianças:
Atenção porque nesta cidadeCorre-se a toda velocidadeE atenção que o negócio está pretoRestaurante assando galeto
Todos:
Mas não, mas nãoO sonho é meu e eu sonho queDeve ter alamedas verdesA cidade dos meus amoresE, quem dera, os moradoresE o prefeito e os varredoresFossem somente criançasDeve ter alamedas verdesA cidade dos meus amoresE, quem dera, os moradoresE o prefeito e os varredoresE os pintores e os vendedoresFossem somente crianças
Gata:
A cidade ideal de uma gataÉ um prato de tripa fresquinhaTem sardinha num bonde de lataTem alcatra no final da linha
Jumento:
Jumento é velho, velho e sabidoE por isso já está prevenidoA cidade é uma estranha senhoraQue hoje sorri e amanhã te devora
Crianças:
Atenção que o jumento é sabidoÉ melhor ficar bem prevenidoE olha, gata, que a tua pelicaVai virar uma bela cuíca
Todos:
Mas não, mas nãoO sonho é meu e eu sonho queDeve ter alamedas verdesA cidade dos meus amoresE, quem dera, os moradoresE o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedoresFossem somente criançasDeve ter alamedas verdesA cidade dos meus amoresE, quem dera, os moradoresE o prefeito e os varredoresE os pintores e os vendedoresAs senhoras e os senhoresE os guardas e os inspetoresFossem somente crianças

Jumento-Bom, já que vamos formar um conjunto,temos que dar um nome a ele.
Gata-Eu já sei.
Jumento- E qual é?
Gata-Ah! A Gata Maravilhosa e seus Blue Cats.
Jumento-Ah!Nada disto, ô sua gata egoísta.Num país democrático todos têm direito a dar as suas opiniões. E eu já tenho as minhas.
Gata-E quais são?
Jumento-Eu vou explicar.Presta atenção heim.Jumento,gata,cachorro , galinha, querem ver?
Cachorro- Jugacaga.
Jumento- Ai meu Deus!
Galinha- Ah, cachorro mais bobagento. Esse nome vai dar certo não.
Jumento- Ah!Calma aí ô dona galinha.É só trocar as posições.
Jumento- Gata, jumento, cachorro e galinha. Querem ver?
Cachorro- Gajucaga.
Jumento- Ah, chega, chega ! Eu tenho um plano melhor. Eu tenho um plano muito melhor. Deixa eu dar uma olhada aqui no meu dicionário... Deixa eu ver...Ah, já sei... Saltimbancos.
Galinha- Ahn, não,não contem comigo heim. Assaltando bancos?? Nem morta!!
Jumento- Ahá, dona galinha!!Não é Assaltando bancos? É Saltimbancos.
Galinha-Um!! Pra mim dá na mesma.
Gata- O que que é isso?
Jumento- Eh, gata burra!
Cachorro- Desculpa seu burro, jumento, galinha, tamanduá, pipoca.
Jumento- Está escrito, está escrito aqui ó...Saltimbanco é aquele que luta para ser bom músico.

Cachorro-Somos nós!
Galinha- Exatamente!
Gata- Somos nós!
Jumento- Então! Vamos começar os ensaios?
Cachorro- É, vamos lá seu maestro.
Jumento- Todos vocês conhecem as notas?
Cachorro- Lógico! Eu por exemplo conheço uma.
Jumento- Ótimo.
Gata- Eu por exemplo conheço duas.
Jumento- Muito bem. E você galinha?
Galinha- Dadada um tempo não é maestro, são tantas...Umas trinta e nove.
(Risadas)
Jumento- Ai, e pensar que o burro aqui sou eu. Mas vamos ao trabalho. Eu dou as notas e cada um de vocês canta, está bem?
Todos- Está bem, vamos lá.
Jumento- Dóóó!
Gata- ( Imita sons de notas) Dó qui, dó lá ....
Jumento- Reee!
Gata- Rezo uma prece e ave Maria!!!
Galinha- Miiii, ai me segura que eu vou ter um troço.Ai me segura que eu vou ter um troço.
Gata- Fá, pra fazer farofa, pra fazer farofafa...
Jumento- Ai! Não acredito!
Cachorro- Sol! Sol louco amar como eu amei!!!
Jumento- É demais pra mim!
Gata- Lá. Lava roupa todo dia, que agonia.
Galinha- Si. Si você fosse sincera, o o o o Aurora...
Jumento- Chega! Chega! Chega! Chega! Ah! Está bem, já vi tudo, vamos desistir.
Galinha- Ah, não,não podemos.
Gata-Ah, não seu maestro, a gente só estava brincando um pouquinho...
Jumento- Brincando galinha? Desde que cada um de nós resolveu tomar a decisão de ser livre, o negócio aqui não é pra brincadeira. E outra, música é um assunto muito sério.
Gata- Miau! Ah, jumento, vamos tentar só mais uma vez.
Jumento- Vamos lá, vamos ver como é que vai essa afinação.
Cachorro- É isso aí.
Jumento- Ótimo, ótimo, muito bom, muito bem. Agora vamos, em seus lugares, concentrem-se, vamos cantar!




7 - MINHA CANÇÃO
Dorme a cidadeResta um coraçãoMisteriosoFaz uma ilusãoSoletra um versoLavra a melodiaSingelamenteDolorosamenteDoce a músicaSilenciosaLarga o meu peitoSolta-se no espaçoFaz-se certezaMinha cançãoRéstia de luz ondeDorme o meu irmão

8 - A POUSADA DO BOM BARÃO
Todos:
Vamos tratar uma hospedagemPra descansar e seguir e viagem
Gata:
Olha que linda aquela pensãoSe chama "Pousada do bom barão"
Jumento:
Para mim, esse nome, não sei não
Galinha:
Já tou por aqui de tanto barão
Gata:
Mas vamos, mas vamos, não custa tentarÉ só pruma noite e depois se mandar
Cachorro:
Ai, ai, ali tem uma placaQue cheira a uma bruta urucubaca
Todos:
Proibida a entradaExijo gravata e dados pessoaisProibido aos mendigos e aos animaisAhhhhhhhhhhhhhh !!!
Jumento:
Puxa, puxa, que desacatoEu, afinal, sou jumento ou rato?
Cachorro:
Poxa, poxa, que desrespeitoSe duvidar, eu entro no peito
Galinha:
Cacilda, cacilda, que bela tramóiaJá tava pensando numa boa bóia
Gata:
Que bode, que bode, mas isso é o fimParece que todos estão contra mim
Crianças:
Tentem olhar ali pela janelaQuem sabe não tem ninguém dentro delaE se for assim vocês podem entrarFazer uma boca e depois se arrancar
Jumento:
Puxa, puxa, o que é que estou vendo?Vivendo e aprendendo, vivendo e aprendendoTem quatro pessoas naquele salãoE uma das quatro é o meu patrão
Cachorro:
Poxa, poxa, vejam vocêsÉ o meu patrão já com os outros três
Gata:
Que grilo, que grilo, não é uma boaAquela coroa é a minha patroa
Galinha:
Cacilda, cacilda, coisa de malucoÉ o meu patrão que tá com o trabuco
Crianças:
Caramba, caramba, como é que éEu acho que é hora de dar no péPra quem não quiser entrar de gaiatoO melhor negócio é dormir no mato
Todos:
Caramba, caramba, como é que éEu acho que é hora de dar no péPra quem não quiser entrar de gaiatoO melhor negócio é dormir no mato
Jumento:
Porém, porém, já tou fulo da vidaTer toda razão e nenhuma comida
Cachorro:
A minha barriga não se acostumaTer toda razão e comida nenhuma
Galinha:
Porém, porém, já me sinto aflitaMe sinto assada, acho que tou frita
Gata:
É já, é já, vamos sentar a puaBotar os safados no meio da rua
Todos:
Quatro juntos braços dadosDamos o fora nesses safadosBraços dados juntos quatroChutar os safados pra fora do teatroDados juntos quatro braçosE esses safados já tão no bagaçoQuatro braços dados juntosE esses safados vou virar presunto
Todos- Ai!Ai!Có!Có! Hó!Hó!
Jumento- Iuhu!
Galinha- Como eles fugiram!
Gata- Como eles correram!
Cachorro- Não! Vocês viram só!Nós expulsamos os barões .
Gata- Agora a casa é nossa .
Todos- Uh! Hu!!
Gata- Eu tenho uma almofada
Jumento—Calma!Calma amigos! Primeiro vamos entender tudo direitinho! Nós estávamos juntos, certo?
Galinha- Sim.
Jumento- Juntos entramos na casa, certo?
Galinha/gata- Sim.
Jumento- Juntos atacamos sem medo, certo?
Gata/galinha- Sim.
Jumento- Segunda lição do dia: Um bicho só é só um bicho. Agora todos juntos...
Todos- Somos fortes!




9- TODOS JUNTOS
Uma gata, o que é que tem?- As unhasE a galinha, o que é que tem?- O bicoDito assim, parece até ridículoUm bichinho se assanharE o jumento, o que é que tem?- As patasE o cachorro, o que é que tem?- Os dentesPonha tudo junto e de repente vamos ver o que é que dáJunte um bico com dez unhasQuatro patas, trinta dentesE o valente dos valentesAinda vai te respeitarTodos juntos somos fortesSomos flecha e somos arcoTodos nós no mesmo barcoNão há nada pra temer- Ao meu lado há um amigoQue é preciso protegerTodos juntos somos fortesNão há nada pra temerUma gata, o que é que é?- EspertaE o jumento, o que é que é?- PacienteNão é grande coisa realmentePrum bichinho se assanharE o cachorro, o que é que é?- LealE a galinha, o que é que é?- TeimosaNão parece mesmo grande coisaVamos ver no que é que dáEsperteza, PaciênciaLealdade, TeimosiaE mais dia menos diaA lei da selva vai mudarTodos juntos somos fortesSomos flecha e somos arcoTodos nós no mesmo barcoNão há nada pra temer- Ao meu lado há um amigoQue é preciso protegerTodos juntos somos fortesNão há nada pra temerE no mundo dizem que são tantosSaltimbancos como somos nós.
Jumento- Ai...upa,upa, upa.Deu um soninho. Deu um soninho.Deu um soninho.
Jumento-Ahh! Naquela noite fomos dormir tranqüilos e contentes. No dia seguinte...
Galinha-Có, có, có....
Jumento- Bom dia! Bom dia!
Jumento- Decidimos que ir à cidade não era tão importante assim. Aquela casa era cômoda, bonita e a horta estava cheinha de coisas boas.
Gata- Ai, eu detesto verduras.
Jumento- Ah, gatinha. Pra você tem a despensa.
Gata- Ah! Obrigada ,Jumento.
Jumento- E depois, como músicos...Bem, como músicos, ... não éramos lá grande coisa . O problema era defender a casa.
Gata- Mas por que, eles vão voltar?
Jumento- Última lição do dia: Os homens, eles voltam sempre. Temos que estar de olhos bem abertos,heim! Isto é muito importante!
Cachorro- Então vamos nos proteger.
Gata- Mas fazendo o quê?
Jumento- Fazendo cabra-cega. Peguem suas vendas. Depressa.
Gata- Oh! Olha! Eles estão chegando.
Jumento- Para o esconderijo. Depressa!
Dono da casa- Oh! Hoje vai ser bom! Quero comer muito. Oh,Oh,Oh...

10 - ESCONDE ESCONDE
Crianças:
Esconde-escondeCabra-cegaTá aqui? ou lá?Esconde-escondeCabra-cegaVai sair uma refrega
Gata:
Venha, venha, quem me pegaTou escondida aqui na adegaE assim que você chegaSe você não páraVai pensarQue tem uma bruxa que te arranha bem na cara
Crianças:
Tá esquentandoTá esfriandoCadê? cadê?Esconde-escondeBicho-papãoVai dar uma confusão
Cachorro:
Vem chegando, meu barãoTou atrás do teu portãoVais tomar uma liçãoSe te aproximaresVais pensarQue tem um diabo te mordendo os calcanhares
Crianças:
Tá escondido no curralNão vai ser muito legalQuem é ? Quem é ?Tá aqui ? Ou lá ?
Jumento:
Venha, venha, meu rivalTou escondido no curralNão vou ser muito legalSe sair dos trilhosVai pensarQue tem um fantasma que te chuta nos fundilhos
Galinha:
Venha, venha, com o trabucoTou escondida atrás do cucoPreparando uma arapucaSe tu me cutucaVai pensarQue tem um dragão dando bicada na tua cuca
Gata:
Vocês viram?
Galinha:
Co-co como eles co-correm!
Cachorro:
Agora eles não voltam mais
Jumento:
Vitória! Vitória!
Todos:
Vivaaaaa!!
Galinha /gata- Tchu, tchu, tchu au! (cantando)
Jumento- E assim pessoal, vamos ficando por aqui, não somos muito exigentes afinal o que é que a gente faz? A gente trabalha. Você cachorro?
Cachorro- Eu faço a sentinela.
Jumento- Galinha?
Galinha- Eu varro essa casa toda e faço uma comida divina pra gente.
Jumento- Ah! E eu pra variar trabalho, trabalho feito jumento, mas há muito o que fazer e é preciso trabalhar pra valer, mas a gata ... bem...
Gata- Ah! Eu sou assim meio preguiçosa mesmo.
Cachorro- Mas é danadinha de talentosa.E diverte a gente.
Jumento- De noite ela se espicha na almofada
Galinha- Canta umas músicas maravilhosas pra gente.
Jumento- Ela sim, ela realmente virou nossa sususu... como é que é mesmo heim?
Todos- Super star!!!!

11- BICHARIA (coral)
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.O animal é tão bacanaMas também não é nenhum banana.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.Quando a porca torce o raboPode ser o diaboE ora vejam só.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.
Era uma vez(E é ainda)certo país(E é ainda)Onde os animaisEram tratados como bestas(São ainda, são ainda)
Tinha um barão(Tem ainda)Espertalhão(Tem ainda)Nunca trabalhavaE então achava a vida linda(E acha ainda, e acha ainda)
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.O animal é pacienteMas também não é nenhum demente.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.Quando o homem exageraBicho vira feraE ora vejam só.Au, au, au. Hi-ho hi-ho.Miau, miau, miau. Cocorocó.
Puxa, jumento(Só puxava)Choca galinha(Só chocava)Rápido, cachorroGuarda a casa, corre e volta(Só corria, só voltava).Mas chega um dia(Chega um dia)Que o bicho chia(Bicho chia)Bota pra quebrarE eu quero ver quem paga o patoPois vai ser um saco de gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário