ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

sexta-feira, 20 de março de 2015

PROJETO HUMBERTO TEIXEIRA



INTRODUÇÃO PARA O PROJETO

DE  MARÇO  A  DEZEMBRO

Conscientização  dos problemas ambientais, a partir das músicas de HUMBERTO TEIXEIRA


I-IDENTIFICAÇÃO: Colégio Estadual Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos

Modalidade de Ensino: Fundamental II e Médio

Professores Responsáveis: Todos  que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto .

Turmas: 6º ao 9º ano e Ensino Médio

Tempo: 1º semestre

Disciplinas: Todas


INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade de projetos. Em toda a história da humanidade, nunca se planejou tanto o futuro como agora. O projeto serve para pensar o futuro, controlá-lo, aproximar o desejo que se tem daquilo que a realidade permite, as intenções das ações. A nossa escola pensa no tipo de aluno que deseja formar, no ensino de qualidade que vai além da sala de aula e das pesquisas. Por isso, envolve os alunos em projetos pedagógicos que oferecem estímulos e oportunizam trabalhar habilidades para sua formação integral.
Oferecemos as condições ideais para o desenvolvimento dos talentos e competências duráveis dos alunos de forma que todos estejam capazes de empreender suas vidas e fazer o novo acontecer.
Buscamos uma educação cuidadosa na dimensão empreendedora dos nossos alunos a fim de que eles possam vislumbrar e construir o futuro, viabilizando um país em condições de se viver em uma sociedade ética e solidária. Num contexto em que se luta por uma cidade melhor para se viver, o nome de Teixeira merece ser lembrado em iniciativa que beneficie as condições de vida do cidadão.



JUSTIFICATIVA
Humberto Teixeira é uma figura célebre da música brasileira, em especial por suas parcerias com Luíz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Com o pernambucano, o cearense natural de Iguatu compôs o grande sucesso “Asa Branca”, de 1947. As letras do compositor marcaram pelo teor crítico e de imensa preocupação com o sofrimento do povo sertanejo no Nordeste. A seca, os flagelos sociais e as migrações de conterrâneos sempre foram destaque na sua produção artística.
O ano de 2015 passa a ser denominado “Ano Humberto Teixeira". A designação foi instituída pela lei nº 15.759/14, sancionada no final do ano passado pelo então governador Cid Gomes. A iniciativa é oriunda do projeto de lei nº 87/2014, de autoria do deputado Lula Morais (PCdoB). Conforme o parlamentar, o objetivo da proposta é prestar uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor cearense Humberto Teixeira, “uma das mais importantes personalidades da cultura nordestina e brasileira no século 20”.
Nascido em 5 de janeiro de 1915, em Iguatu, no Ceará, Humberto Cavalcanti Teixeira ficou nacionalmente conhecido como parceiro de Luís Gonzaga, o Rei do Baião, na composição Asa Branca, lançada em 1947, música que alcançou grande sucesso nacional.
Além de compositor, instrumentista e poeta, Humberto Teixeira foi advogado e político. O “Doutor do Baião”, como era conhecido, foi eleito por três anos consecutivos o melhor compositor do Brasil, mudando os rumos da seresta nacional.
O músico foi presidente da Academia Brasileira de Música Popular e representou o Brasil na Noruega, França e Itália como delegado especial junto ao XVIII Congresso Internacional de Autores e Compositores. Ele morreu aos 64 anos, no dia 3 de outubro de 1979, em São Conrado, no Rio de Janeiro.
Além de Asa branca, são de sua autoria No meu pé de serra, Baião, Juazeiro, Assum preto, Eu vou pro Ceará, Légua tirana, Qui nem jiló, Respeita Januário, dentre outros clássicos do cancioneiro nordestino e brasileiro. Intepretadas principalmente por Luís Gonzaga, suas canções também foram gravadas por diversos cantores de expressão nacional, como Dalva de Oliveira, Carmélia Alves, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Fagner, Caetano Veloso, Gal Costa e Elba Ramalho.


OBJETIVOS
- Fomentar cultura pelo Brasil;
- Desmistificar lacunas entre o popular e o erudito na música;
- Comemorar o centenário de Humberto Teixeira;
- Rememorar a música de Humberto Teixeira;
-Permitir ao aluno que construa novos significados sobre os conteúdos de aprendizagem sempre intermediados por uma posição ética.

- Oportunizar reflexões e/ou discussões sobre o papel de cada educando no seu contexto social.

- Proporcionar momentos reflexivos, estimulando-os a perceber o valor e a capacidade que possuem.

-Vivenciar, na prática, os valores expressos no nosso PPP.


RECURSOS HUMANOS
Todos os alunos e professores que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto .


RECURSOS MATERIAIS:  TV,CD,DVD, data show, aparelho de som, letras das música, material para produção das ilustrações, computador.

MATERIAIS PRODUZIDOS: Textos , desenhos , ilustrações  e coreografias.


ESTRATÉGIAS
-Reuniões periódicas.
-Propostas de adequação das disciplinas.


AVALIAÇÃO
A avaliação será constante, através da apresentação de atividades desenvolvidas a partir das propostas apresentadas.

CONCLUSÃO
Com esta proposta, possibilitaremos novas alternativas de aquisição e construção de conhecimentos, tornando-se a escola uma  verdadeira aliada no desenvolvimento do cidadão.

Sugestões de atividades elaboradas pelos professores:
Quando as pessoas pensam em música brasileira, pensam em samba e bossa nova. Entre esses dois ritmos há uma década esquecida. Um período em que um ritmo nordestino foi levado ao sul, tomou o país como um furacão e logo se espalhou pelo mundo. Esse ritmo, o baião, poderá ser retratado no filme “O Homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira. O filme conta a história de Humberto Teixeira, o Doutor do Baião, compositor de clássicos como Asa Branca e Adeus Maria Fulô.
Celebração da genialidade poética e musical de Teixeira, a obra é uma jornada de descoberta
do sertão, do baião, da cultura e da própria história do Brasil. O documentário mostra a filha de Humberto Teixeira, Denise Dummont, em uma viagem para se aprofundar sobre a história de seu pai. Além de compositor, o Doutor do Baião era advogado e lutava pela proteção de direitos autorais dos artistas brasileiros. Humberto Teixeira também se engajou na divulgação
da música brasileira no exterior.

A partir das músicas de Humberto Teixeira, serão desenvolvidas atividades como:

  Português/Redação/Literatura
Gincana , paródias, caricaturas
Interpretação das letras de Humberto Teixeira, leitura de livros voltados a essa temática, trabalhar com literatura de cordel.
Elaborar e digitar textos, inserido figuras sobre o tema abordado ou estudado.


  Matemática

Calcular o volume do Rio Paraíba em épocas de cheia e atualmente, quando estamos vivenciando mudanças climáticas que comprometem nosso abastecimento de água.
Calcular a área de devastação da Caatinga;