ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

dia mundial da água

        Água: um bem natural que deve ser preservado

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

Uma em cada sete pessoas no mundo dorme com fome

                                 Direitos humanos

Situação é alarmante, principalmente pela alta de preços dos alimentos, diz FAO
Fome: região do Chifre da África é a mais afetada
Fome: região do Chifre da África é a mais afetada (Mohamed Abdiwahab/AFP)
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) consideram que a situação da fome no mundo é alarmante, devido ao constante aumento da população mundial e a forte alta dos preços dos alimentos. "Uma em cada sete pessoas no mundo vai dormir com fome, a maioria delas mulheres e crianças", manifestou Lauren Landis, diretora do escritório do PMA em Genebra durante a inauguração de uma exposição para denunciar este problema.
Lauren, que apresentou no Palácio de Nações a mostra Lutando Contra a Fome Juntos, lembrou que "a fome mata mais pessoas a cada ano do que a aids, a malária e a tuberculose". O objetivo da FAO e do PMA é alertar sobre este problema para encontrar soluções para a atual volatilidade do mercado de alimentos e conseguir passar de uma situação de crise a uma de estabilidade que garanta comida para toda a população.
Entre 2005 e 2008, os preços dos alimentos alcançaram seu nível mais alto dos últimos 30 anos, com aumentos preocupantes em itens básicos como milho, que subiu 74% nos últimos 18 meses e o arroz, que subiu 166%. Esta situação causou revolta na população, que respondeu com episódios de agitação civil em mais de 20 países da África. A situação se agravou com a crise econômica internacional em 2008 e a posterior atuação de especuladores.
Preços dos alimentos - Abdesselam Ould Ahmed, diretor do escritório da FAO em Genebra, explica que "a situação se tornou dramática a partir de 2008, quando os preços alcançaram uma alta histórica e quase dobraram num período de três a quatro anos". "Após a queda em 2009, estamos outra vez com os preços em uma situação de alta. O quadro agora é mais dramático pelo aumento dos preços, a crise e outros problemas que limitam a capacidade do setor agrícola em suprimir a demanda", disse.

Ahmed ressaltou que há "muitas razões por trás da alta dos preços". Entre estas destacou que "a cada ano há 80 milhões de bocas a mais para alimentar no mundo" e os países em desenvolvimento elevam seu nível de vida, aumentando a pressão alimentícia. "Estes países aumentaram o consumo de carne e de outros alimentos nutritivos que precisam de uma produção intensiva, principalmente no que se refere ao consumo de cereais", afirmou.
O representante da FAO afirmou que a atual crise de fome que afeta milhares de pessoas no Chifre da África deve servir como alerta para outros países que podem sofrer com situação similar no futuro. "Muitos países estão expostos a crises desse tipo. É uma crise complexa, com um país destruído pela guerra, mas uma escassez como esta pode se repetir em outros lugares, onde se combinem a seca, os altos preços dos alimentos e a instabilidade", advertiu.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/fome-no-mundo-esta-alarmante-alerta-fao
http://elianaduartedasilva.blogspot.com.br/search/label/Atualidades               Visitado em 11/03/2012

DISCRIMINAÇÃO RACIAL


Palestra ministrada pelos componentes do Instituto Historiar e da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Hélvio Cordeiro e Leandro Lima Cordeiro .

Veja mais no Blog  Instituto Historiar

 

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.

Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?  


terça-feira, 20 de março de 2012

fique de olho


O período de inscrições para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está chegando ao fim. O prazo vai até o próximo dia 30 de março. A inscrição dos estudantes deve ser feita pelas escolas. Podem participar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.

Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Calendário – O regulamento da 8ª edição da olimpíada define as datas de todas as etapas do evento: 30 de março encerramento das inscrições; 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas; 15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Confira aqui o regulamento da 8ª edição na página eletrônica da Obmep.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Olimpíadas de Língua Portuguesa 2012

 Contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras é objetivo do projeto Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), lançado nesta segunda-feira, 19 de março. Junto ao lançamento, iniciou-se o processo de adesão das redes de ensino, que esse ano será por meio da rede mundial de computadores – internet.

Em síntese, o OLP vai articular a formação dos profissionais de educação no concurso de redações, em que a formação ocorre em caráter permanente, já o concurso é promovido em edições bienais. Para a competição de redação é proposto um gênero literário apropriado para cada etapa da educação básica.
A Olimpíada está dividida em sete pólos:
*o primeiro reúne os Estados da região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins;
*o segundo engloba os Estados de: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
*a região Nordeste foi dividida em dois polos: Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte formam o primeiro; Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o segundo.
*o Sudeste também foi dividido em dois: um abriga só os estudantes e professores do Estado de São Paulo e o outro reúne Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, o sétimo pólo é formado pelos Estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com as orientações projeto, qualquer professor de língua portuguesa de escola pública pode participar. No entanto, adesão inicial deve ser das secretarias de Educação. Para participar, os professores devem cadastrar seus currículos na página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.

Calendário 2012


Mapa das inscrições

Mapa das inscrições
  • 2463
    Professores Inscritos   910Adesões Municipais    21Adesões Estaduais

Saerjinho terá início em abril

Alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da avaliação 

O Sistema de Avaliação bimestral Saerjinho terá início no próximo mês, e ajudará a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As provas serão aplicadas em duas datas: 25 de abril (Língua Portuguesa e Matemática) e 26 de abril (Ciências, para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Química, Física e Biologia, para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações foram organizadas de acordo com a Matriz de Referência do Saerjinho, contemplando, além dos pré-requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o 1º bimestre.

Todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio participam bimestralmente da prova. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber de maneira mais precisa onde estão as maiores dúvidas e utilizar os resultados como ferramenta para pedagógica.
Com o Saerjinho, os professores da rede saberão com mais rapidez como anda o aprendizado de seus alunos e em que áreas eles têm mais dificuldades, de modo a poder prepará-los melhor. Além disso, a prova será útil para que os educadores possam elaborar estratégias pedagógicas para melhor alcançar as metas da escola no final do ano."
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=843535

Saiba aqui todas as vantagens em participar dessa avaliação bimestral!

O sistema de avaliação bimestral Saerjinho está ajudando a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. Saiba abaixo o que você e sua escola ganham com a participação nessa avaliação!

 
O ensino da rede ganha!
Os resultados vão apontar a eficiência e a qualidade do aprendizado em cada unidade escolar e serão aproveitados em várias áreas do sistema de ensino. Com este retrato, será possível, por exemplo, ajustar o modo de ensino à realidade dos alunos e traçar políticas para melhorar a qualidade da Educação Básica. O Saerjinho é uma das medidas tomadas para que a rede estadual atinja uma das cinco primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2014. Para isso, cada escola está trabalhando com metas específicas a serem alcançadas.

Os alunos da rede ganham!
Todos os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio participam bimestralmente da prova. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber de maneira mais precisa onde estão as maiores dúvidas e trabalhar em cima desse resultado. Para o aluno, o Saerjinho serve como um modelo para as provas que serão aplicadas no final do ano. Mas fique de olho: os professores podem utilizar a nota do Saerjinho como uma das avaliações do bimestre, portanto, é preciso fazer a prova com atenção!


O que os educadores ganham:
Com o Saerjinho, os professores da rede saberão com mais rapidez como anda o aprendizado de seus alunos e em que áreas eles têm mais dificuldades, de modo a poder prepará-los melhor. Além disso, a prova será útil para que os educadores possam elaborar maneiras sempre melhores de alcançar as metas da escola no final do ano.

Atividade Atrativa

O Professor Rafael, utilizando fotos da comunidade em atividade bastante criativa, mostrando como nossos professores estão sempre transmitindo os conteúdos de maneira dinâmica e atrativa.

segunda-feira, 12 de março de 2012

RESULTADO SAERJ 2011-PARABÉNS !

Nossos alunos estão entre os que se destacaram na Avaliação do SAERJ.
 
 ARTHUR LOPES DO ROSARIO
 CRISTIAN PESSANHA RODRIGUES
FABIANA RIBEIRO DA SILVA
JULIANA CARDOSO DE SOUZA PEREIRA
JULYA MONTEIRO DO ROSARIO
KALINE DE AZEREDO DA SILVA
MARIA GABRIELA DA SILVA NOGUEIRA
MOISES ARAUJO DO ROSARIO DA SILVA
PIETRA BARRETO SOUZA
ROBSON LUIZ DO NASCIMENTO SANTOS
ROGER PEREIRA LOURENCO

Todos merecem nossos aplausos.
Foi com certeza uma enorme vitória!
Fica aqui o incentivo a toda nossa comunidade escolar para o próximo ano!

segunda-feira, 5 de março de 2012

PROJETO - CONHECENDO O NORDESTE ATRAVÉS DO "REI DO BAIÃO"

 IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos    
Modalidades de Ensino: Fundamental e Médio
Turmas: Do 6º ano ao Ensino Médio
Professores Responsáveis: Todos os que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto.
Tempo: 6 meses
Temas transversais: Pluralidade cultural e Cidadania.
Trabalho interdisciplinar: Matemática, História, Ciências, Geografia, Educação Física, Língua Portuguesa e Artes

INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade de projetos. Em toda a história da humanidade, nunca se planejou tanto o futuro como agora. O projeto serve para pensar o futuro, controlá-lo, aproximar o desejo que se tem daquilo que a realidade permite, as intenções das ações.
A nossa escola pensa no tipo de aluno que deseja formar, no ensino de qualidade que vai além da sala de aula e das pesquisas. Por isso, envolve os alunos em projetos pedagógicos que oferecem estímulos e oportunizam trabalhar habilidades para sua formação integral.
Não ousamos afirmar que seguimos ou que pretendemos seguir uma única linha pedagógica. O que buscamos é uma "escola viva", com atividades dos alunos; com estímulo ao raciocínio e a elaboração do pensamento, onde a análise crítica esteja sempre presente no aluno e no professor. Nossa escola está em busca do equilíbrio: trabalhar os conteúdos, atentando para o processo de aprendizagem.
Oferecemos as condições ideais para o desenvolvimento dos talentos e competências duráveis dos alunos de forma que todos estejam capazes de empreender suas vidas e fazer o novo acontecer.
JUSTIFICATIVA
Como Instituição Educacional é nosso compromisso viver o presente, respeitar o passado e construir o futuro, reafirmando nossos valores para que as pessoas tenham condições de se desenvolverem plenamente. Esperamos fazer da nossa escola um espaço de debates e buscas, onde todas as ações, das mais simples às mais importantes, sejam desenvolvidas com o objetivo de construir uma Instituição de responsabilidade, respeito e liberdade. Neste contexto, a comemoração do centenário de Luiz Gonzaga, torna-se um momento ideal para o desenvolvimento de um projeto que oportuniza aos alunos ricos momentos de vivência da cultura Nordestina.
Além de conhecermos a história de Luiz Gonzaga, podemos trabalhar com suas lindas canções. Luiz Gonzaga é um mestre da música. Foi ele quem abriu as portas da música nordestina para o centro-sul do país. Estilizou e recriou a riqueza musical nordestina e popularizou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado.
de cantores, compositores e sanfoneiros que vieram depois dele. Exemplo na vida e na arte.
OBJETIVOS:
Ø      Conhecer a trajetória do cantor e compositor Luiz Gonzaga.
Ø      Entender como os ritmos nordestinos, a partir de Luiz Gonzaga, penetraram em várias regiões do Brasil.
Ø      Conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular  brasileira
Ø      Identificar os problemas sociais do Nordeste a partir da obra do compositor.
Ø      Conhecer e analisar as canções de Gonzaga e de outros compositores influenciados por ele
Temas ligados ao Projeto:
Português/Redação/Literatura
Produção de texto com diversos gêneros literários.
Concurso de Poesia e Paródias.
Estudo dos vocábulos regionais.
Matemática
 Trabalho com a música  Dezessete e setecentos
História/Geografia
Fórum de Debate sobre a Região Nordestina.
Ciência/Biologia
Alimentação característica da região.
Energia gerada pelo rio São Francisco.
Educação Física    
Coreografias             
Artes
Trabalhar com produção de material através de sucata .

  SUGESTÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES (Observe algumas)
1-“Antes de mim, o baião já existia, só que de forma ainda indefinida. Era conhecido como “baiano” em algumas regiões do Nordeste. Quer dizer, o baião em sua forma primitiva não era um gênero musical.
Ele existia como uma característica, como uma introdução dos cantadores de viola.
Era um ritmo, uma dança. (...) Então eu defini, urbanizei e aprimorei essa coisa, entende?
Adaptado de Eu vou contar pra vocês, de Assis Ângelo, pág. 53.
Para entrar no universo de Luiz Gonzaga, brinque com os primeiros versos de Baião (“Eu vou mostrar pra vocês, como se dança o baião...”) e coloque a canção para os alunos ouvirem. Incentive-os também a dançar e, se possível, ensine alguns passos para eles.
Após a dinâmica inicial, explique para seus alunos quem foi Luiz Gonzaga e a importância dele para a cultura brasileira. A seguir, pegue um mapa do Brasil e, no chão da sala de aula, explique como são divididas as regiões do país. Se estiver na aula de Geografia, pode introduzir as diferenças de clima e vegetação entre Sudeste e Nordeste, principalmente.
Com uma caneta apropriada para mapas, refaça o percurso de Luiz Gonzaga para chegar ao Rio de Janeiro. Comente como eram as estradas e os meios de transporte na primeira metade do século XX e explique o que é pau-de-arara (se possível, use uma imagem desse tipo de condução).
Termine a atividade convidando seus alunos para conhecerem melhor a vida e a obra do compositor.
 2- Comece a aula com uma atividade musical.
Pergunte aos seus alunos se eles gostam de forró, xote ou baião. Coloque A violeira,de Tom Jobim e Chico Buarque, para os alunos ouvirem.Siga o roteiro para análise da canção .
A violeira trata do êxodo rural, da migração de nordestinos sertanejos que não podem mais esperar pelo fim da seca e saem, às vezes, sem rumo pelo país. Pegue um mapa do Brasil e peça para os alunos localizarem a rota que a personagem faz para chegar ao Rio de Janeiro.
Debata o tema com seus alunos e comece a situar Luiz Gonzaga nesse universo.
Informe que essa canção foi inspirada na obra de Luiz Gonzaga, artista sertanejo que influenciou várias gerações de compositores populares, não só pela temática de suas canções, mas pela recriação dos ritmos nordestinos.
A seguir, convide sua classe para ler o livro de Luís Pimentel e conhecer melhor a vida e a obra de Lua, o Rei do Baião.

 LINKS DE PESQUISA NA INTERNET

chttp://www.itaucultural.org.br (música; discografia musical)
http://www.geocities.com/altafidelidade

domingo, 4 de março de 2012

SITES EDUCACIONAIS

MATEMÁTICA
www.somatematica.com.br
Ensino Fundamental- Frações, Divisibilidade, Radiciação, Equações de 1º e 2º grau e outros.
Matemática Financeira
Softwares Matemático
Softwares Online
Jogos Matemáticos Absurdos Matemáticos
Indicação de Livros
Símbolos Matemáticos

www.matematica.com.br
conteúdos Variados de matemática
Provas de Universidades

Simulados
www.uol.com.br
Contém conteúdos específicos para quem quer estudar matemática
http;//vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/matemática.jhtm
Conteúdos como: Números Complexos, Porcentagem e juros, Geometria, Funções e outros
http:educação.uol.com.br/operações-matematicas/ensino fundamental.jhtm
É possível fazer operações online.
Para as crianças ( fundamental I) há objetos para ser contados.
A UOL também tem alguns jogos online: Ligue os Pontos, Caça Palavras, Desenhos p/ imprimir

http://www.testonline.com.br/matematic.htm
http://www.matematicaonline.org/index.php?url=jogos
http://www.matemidia.com.br/mat/index.php?option=com_content&view=category&id=37:jogos&Itemid=54&layout=default

ÁREA DE PORTUGUÊS
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://educacao.uol.com.br/portugues/ensino_fundamental.jhtm
http://www.bussolaescolar.com.br/
www.guiademidia.com.br/sitesestudos
http://www.mundosites.net/literatura/
http://www.portugues.com.br/
http://www.soportugues.com.br/
Aqui você encontrará inúmeras páginas com conteúdos, exercícios, provas online, artigos, jogos educativos, fóruns de discussão e muito mais .
http://www.notapositiva.com/sitesnotapositiva/sitesportugues.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal
uma
enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores. Este site utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Se tiver dúvidas como editar clique em ajuda de edição (no fundo da página). Sim, você também pode editar! Leia a Introdução para mais informações.
A
Wikipédia em língua portuguesa começou em junho de 2001 a partir da tradução do conteúdo da versão original, em inglês, e cresceu desde logo com a produção de novos verbetes.

 CIÊNCIAS

http://www.on.br/site_brincando/conteudo/jogos/pagina_jogos.html

Dentro deste site o professor pode trabalhar com: jogos, curiosidades, experiências e humor
Atividades online para reforçar aqueles assuntos já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar.
A Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições.
O público anual é de mais de 400 mil pessoas, entre escolares e público geral.
Como chegar no local e explicações geral .
Atividades online, informações e imagens
Site interessantíssimo, todos os assuntos tratados possuem interatividade
Citologia
Ecologia, evolução e mais...
Só vendo pra entender a riqueza deste site!!!!!!!!!!!
Veja os assuntos tratados neste site, sobre ciências , além de outros que você verá.
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Dicas de Sites para área de História

  WWW.historiadobrasil.net.indicados.htm
Dentro deste site há indicação de vários sites com assuntos da área, como por exemplo:
O século do Ouro
O Brasil Indígena
Regime Militar
Histórico de Imigração no Brasil
O processo de Independência do Brasil
Aqui você encontra uma gama de Museus Brasileiros como os da Bahia:
- Casa da música da Bahia
- Casa de Rui Barbosa
- Museu de Arte Moderna da Bahia
_ Museu de Arte Sacra da Bahia/UFBA
Ainda existem outros estados que possuem museus como; Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e mais...
Cronologia/ Pré- História, idade Antiga, Idade Media, Idade moderna, Contemporânea
Civilizações: Árabe, Assíria, Asteca, Celta, Fenícia e outras.
O Site possui informações, imagens, curiosidades das civilizações e uma seção de Destaques com assuntos importantes como: Franquismo, Peste Negra, movimento Zapatista e outros
Neste site os assuntos são bem variados como: Arte Barroca,
Artigos sobre a Pré- História, Sambaquis, Arte Rupestre... e mais
Nele há resumo de livros, dicas para vestibular, informações sobre Geografia e outros .
 




ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL I
  http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_adicao1.html

JOGUINHOS
  Jogos Coordenação Motora
Jogos de Raciocínio Lógico
http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/atividade_escolar_arraste_solte_1.html
http://www.freeonlinegames.com/tag/Educational_G

Contos ONLINE

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A Árvore Mágica
A história de um menino que a caminho da escola, ganha um presente especial. 


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BLOG DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DA POSITIVO INFORMÁTICA
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