ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Livro “Inclusão digital experiências, desafios e perspectivas” disponível para download e Revista Educaonline

Livro  disponível para download gratuito:
Organizado por Adriano Canabarro Teixeira e Karina Marcon e editado pela Editora da UPF.
Segundo os organizadores, o livro “escrito em mutirão por 36 mãos e em diferentes momentos e espaços, como é próprio da dinâmica social contemporânea, representa muito mais do que um apanhado de artigos científicos; representa o registro de um complexo, desafiador e profícuo esforço de articulação do tripé universitário. Somos alunos, professores, colaboradores, graduados, especialistas, mestres e doutores com as mais diversas experiências, com formações distintas, mas complementares, que se sensibilizam pelas questões da inclusão e que, sobretudo, identificam, pela leitura do mundo, que a inclusão digital em pouco tempo se consolidará como elemento fundamental de inclusão social. Desejamos que este livro não seja somente uma comemoração de cinco anos de serviço à comunidade, mas, principalmente, um convite para o estabelecimento de parcerias de trabalho em prol de uma inclusão digital significativa e efetiva”.
Vale conferir. Para fazer o download gratuito, clique AQUI

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uso pedagógico do Datashow

Uso pedagógico do Datashow
Diulgando um excelente post escrito pelo Professor José Carlos Antonio que aborda de forma bastante completa sobre o uso pedagógico do Datashow. Clique no link abaixo para acessar o post: http://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dia da Mídia

Considerado um dos grandes teóricos da comunicação, o canadense Marshall McLuhan definiu em poucas palavras um dos paradigmas mais conhecidos a respeito da mídia: “o meio é a mensagem”. E 21 de junho é a data dos mediadores de grande parte das mensagens do cotidiano: o Dia da Mídia. Envolve não só os meios de comunicação tradicionais, como os jornais, mas também as novas mídias, como blogs, fóruns, links patrocinados, conteúdo para celular, entre outros meios que surgiram com a Internet.
Um aspecto lembrado quando se fala de mídia são os envolvendo a ética e o compromisso do profissional de comunicação para com a sociedade. Assim, embora alguns meios de comunicação recebam críticas por não cumprir seu papel como agente da opinião pública, e outros se desgastem por não se adaptar às mudanças do papel da comunicação com o advento da Internet, não há de se negar a relevância da mídia como mediadora de nossas relações com o mundo.
Seja como comunicação massiva ou segmentada, os meios de comunicação sofrem transformações contínuas pelo fato de o cidadão ter acesso a conteúdos cada vez mais irrestritos na Web. Com tais mudanças, profissionais ligados a marketing de links patrocinados, redatores publicitários, relações públicas, webmasters, também fazem parte do rol de indivíduos cuja profissão é estreitamente ligada à mídia.
A seguir, o código de ética para a mídia, criada pelas Nações Unidas e organizações não-governamentais.

1. É responsabilidade moral da mídia disseminar informações em cada aspecto da realidade em que nós vivemos.
2. A mídia deve disseminar a informação com respeito e consideração pelo público.
3. A informação deve ser organizada, distribuindo o "peso" dos diferentes setores, para respeitar o direito ao conhecimento de importantes grupos sociais.
4. A informação deve refletir a realidade com uma variedade de conteúdo e notícias que espelhem os componentes da real situação, à medida que seja definida.
5. A informação deve procurar, sempre que possível, as causas dos eventos que influenciam o comportamento dos seres humanos.
6. A mídia tem o privilégio e a tarefa de reportar os eventos relatados no contexto de sua relação com os princípios da responsabilidade e da busca pelo bem comum.
7. É privilégio, tarefa e responsabilidade da mídia fazer o seu melhor para enfatizar as conexões entre os eventos mundiais mais significativos.
Tatiana Aoki, da Redação SEMBrasil

Próximo Saerjinho será no dia 29

   As escolas já começaram a se mobilizar e estão desenvolvendo ações para alcançar a participação de todos os estudantes.

A Secretaria de Estado de Educação promoverá, no dia 29 de junho, o próximo Saerjinho. Na cartilha “Bonificação por Resultados”, há orientações para que a unidade escolar conheça quais são as propostas da Seeduc, visando à melhoria da qualidade de ensino. É fundamental que todos estejam comprometidos com o bem-estar coletivo e, principalmente, com o aluno que frequenta as salas de aula da rede estadual.

Um dos critérios para que a equipe escolar receba o bônus é a participação dos alunos nas avaliações internas e externas, conforme consta na página 8 do documento. O Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro) e o Saerjinho são exemplos. Com base nos resultados das provas, a Seeduc poderá conhecer melhor a realidade da escola e promover ações direcionadas ao sucesso da equipe.

No primeiro bimestre deste ano, a média de presença de alunos na primeira prova foi de 77%, um avanço em relação às avaliações anteriores. Mas o desafio é atingir 100% da rede. Por isso, a Seeduc orienta aos diretores que continuem incentivando seus alunos e professores.

Participar do Saerjinho traz diversos benefícios e ainda aperfeiçoa o processo. A partir da avaliação do primeiro bimestre, a Seeduc já preparou as seguintes ações:
- Reforço escolar, com aulas no contraturno – em 2011, 80 mil alunos.
- Material pedagógico – desenvolvido por 40 professores da rede (em fase de reunião de professores de Matemática e Português das Regionais).
- Formação Continuada para os docentes – inicialmente, neste ano, para 4 mil professores.
- Gide (Gestão Integrada da Escola) – acompanhamento de cada unidade escolar.
- Estabelecimento do Currículo Mínimo.
- Projeto Autonomia (projeto de correção de fluxo) – 8 mil alunos sendo atendidos.

A Educação no Estado do Rio de Janeiro já começou a mudar, e alguns sinais apontam que estamos no caminho certo. A mobilização deve ser de todos: Secretaria de Estado de Educação, diretores, professores, funcionários administrativos, pais e alunos. Não há individualismo. O trabalho é em conjunto. Quem atinge a meta é a unidade escolar, onde todos ganham.

terça-feira, 14 de junho de 2011

REUNIÃO/PÓLO CASA DO EDUCADOR RJ 01


OTs participaram nesta segunda-feira, 13/06, no Pólo Casa do Educador RJ 01, de mais uma reunião com a multiplicadora Rosania Julio Rodrigues para implementação do Plano de Ação do Laboratório de Informática referente ao 2º semestre/2011, dentre outros assuntos.

123° aniversário de Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888. Dentre suas muitas carreiras, além de poeta e escritor, Pessoa foi jornalista, comerciante, tradutor, editor, crítico literário e ativista político. Sua ampla atuação em diversas profissões também refletia em sua obra. Pessoa é reconhecido por se desdobrar em múltiplas personalidades, chamadas de heterônimos. Os mais famosos são Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
                                                                                                                     jobeja.blogspot.com

Reconhecido como um dos maiores poetas e escritores da língua portuguesa e da literatura universal, Pessoa deixou uma vasta obra de poemas,livros, anotações em várias línguas. Faleceu em 30 de novembro de 1935, devido a cirrose hepática. Sobre a morte, escreveu:
Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.
 (Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; Escrito entre 1913-15; Publicado em Atena nº 5, Fevereiro de 1925.)
 jobeja.blogspot.com

"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças."
(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

05/06 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!
http://www.latam.com.br/index.php/component/eventlist/details/12-dia-mundial-do-meio-ambiente

Nova edição da REVISTA DO MEIO AMBIENTE
Edição 37 - 2011
Olá, clique na capa para ler a nova edição da REVISTA DO MEIO AMBIENTE em seu computador, bastando um clique de mouse para virar a página.
E se preferir, clique aqui e baixe o arquivo inteiro em PDF para o seu computador.

Clique aqui para saber mais sobre o perfil da REVISTA.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

História da Festa Junina e tradições

Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm