ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MAPAS CONCEITUAIS

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.

Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.

Utilização de Mapas Conceituais na Educação

São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:

As entradas para a aprendizagem são importantes.
Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.
Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.
Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.
Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivíduo constrói o seu conhecimento partindo da sua predisposição afetiva e seus acertos individuais. Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.
Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase à aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula.
Incluídas na aprendizagem significativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta. Podemos verificar isto através do mapa conceitual abaixo:


(Faria, 1995: 46)
Mapas conceituais podem ser utilizados como:
Estratégia de estudo
Estratégia de apresentação de itens curriculares
Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar
Pesquisas educacionais

Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:

Fazer anotações
Resolver problemas
Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
Preparar-se para avaliações
Identificar a integração dos tópicos

Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas suas tarefas rotineiras, tais como:

Tornar claro os conceitos difíceis, arranjandos em uma ordem sistemática
Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles
Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes
Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos
Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações
Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos
Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino
Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando

Segundo KAWASAKI (1996), é importante:
Escolher o tema a ser abordado
Definir o objetivo principal a ser perseguido
Definir a apresentação dos tópicos, colocando-os numa seqüência hierarquizada com as interligações necessárias
Dar conhecimento ao aluno do que se espera quanto ao que ele poderá ser capaz de realizar após a utilização do processo de aprendizagem
Permitir sessões de feedback, de modo que ao aluno seja possível rever seus conceitos, e ao professor avaliar o instrumento utilizado, de modo a enfatizar sempre os pontos mais relevantes do assunto, mostrando onde houve erro e promovendo recursos de ajuda

SITE:http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/

sábado, 14 de maio de 2011

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA




Estão abertas, de 18 de abril a 3 de junho, as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011). A competição teve sua primeira edição em 2005. O principal objetivo da Olimpíada, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.
A primeira fase da edição de 2011 acontecerá em 16 de agosto e todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. A inscrição, entretanto, deve ser feita pelas escolas. A organização da Obmep incentiva as escolas a inscrever todos os seus alunos para a primeira fase.
No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos participarão da primeira fase, de acordo com os níveis de participação – nível 1 para estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental, nível 2 para oitavo e nono anos e nível 3 para o ensino médio.
No ano passado, participaram da Obmep 19,6 milhões de estudantes, matriculados em 44,7 mil escolas, em 99% dos municípios dos municípios brasileiros. A previsão de participação este ano é de números próximos desses.
A competição se dará em duas fases. A primeira prevê a aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.
A segunda fase, marcada para 22 de outubro, consta de prova discursiva com seis ou oito questões e acontecerá em centros de aplicação indicados pela Obmep. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.
Premiação – A Olimpíada premiará 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Também serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. Receberão computadores portáteis e material para projeção móvel as 81 melhores escolas.
Maiores informações sobre o calendário e o regulamento da Olimpíada, assim como a ficha de inscrição, podem ser acessados pela página da competição.

Acesse o link: http://www.obmep.org.br/



FIQUE ATENTO!
Provas e Soluções
http://www.obmep.org.br/provas.htm
As provas das edições anteriores da OBMEP, resolvidas e explicadas.


Banco de Questões
http://www.obmep.org.br/banco.htm
Desafios para você ficar ainda mais preparado.


Vídeos
Aulas, palestras e muito mais...
http://www.obmep.org.br/para_saber_mais/videos.html


Na Ponta do Lápis
http://www.obmep.org.br/para_saber_mais/na_ponta_do_lapis.html
Conheça o conteúdo estudado no Programa de Iniciação Científica Jr.


Matemática Mundo Afora
http://www.obmep.org.br/para_saber_mais/matematica_mundo_a_fora.htmlundo_a_fora.html
Links interessantes para estudar matemática.

terça-feira, 10 de maio de 2011

ATIVIDADE 2-Índios Kuikuro preservam tradições com o uso da tecnologia


Todo projeto,quando bem elaborado ;articulando currículo,tecnologia e cultura, possibilita o resgate dos diferentes valores de cada povo.Através deste vídeo, é possível observar claramente que o uso da tecnologia possibilita divulgar e perpetuar costumes que poderiam ficar dispersos com o decorrer dos anos, tornando democrático o acesso ao conhecimento.

EIXO 2- ATIVIDADE 1




O vídeo mostra muito bem o mundo em que os jovens estão inseridos (conectados),desde o local até o global e lidam com as tecnologias de uma maneira muito segura e natural.
Estamos numa rede de pensamento e a cultura vai se construindo e formando um tecido social. Os fios são tecidos nesta teia global, influenciados pela tecnologia.Não temos como fazer de conta que tudo isso não faz parte de nós.Se ignorarmos a necessidade do uso destas tecnologias ficaremos diante de um modelo ultrapassado de interação com o mundo,no qual os jovens já estão inseridos.
Os pais do Joaquim continuaram na mesma: assistindo a novelinha das oito, enquanto o Joaquim se conecta com várias pessoas do mundo.Quem faz uso das novas tecnologias digitais, com certeza, começa a agir de forma diferenciada, seus atos são influenciados por uma geração que vê o mundo em ação, em constantes mudanças, em novas descobertas.
Lembrando que é essencial, é de suma importância,ao educador, definir objetivos e metodologias que abranjam estes meios de comunicação.