ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

sexta-feira, 24 de abril de 2009

PROJETO DIRECIONADOR 2009

CONVIVÊNCIA
O CAMINHO PARA A HUMANIDADE



I-IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos

Modalidade de Ensino: Fundamental

Professores Responsáveis: Todos do 3º ao 9º ano que sentirem a necessidade e o interesse de se envolverem no projeto .

Turmas: 3º ao 9º ano

Tempo: 1 ano letivo


Disciplinas:O projeto visa trabalhar de forma interdisciplinar, sendo assim Português, Matemática, Ciências , Geografia, História, Educação Física, Artes, Inglês e Ensino Religioso estão envolvidas no mesmo.

II-JUSTIFICATIVA
O homem é um ser social por natureza. Nascemos numa sociedade, onde o primeiro grupo é o da família. Com o passar dos anos vamos ampliando este aspecto e passamos a conviver com outros grupos: a escola, a igreja, grupos de profissão... Por isso, a convivência social requer um esforço coletivo para exercitar a socialização, compreender e respeitar regras, gerenciar conflitos, exercitar o respeito às diferenças, aplicar as leis da reciprocidade e principalmente, da responsabilidade social. Somos sujeitos na construção do nosso mundo.
As atividades do Colégio estarão voltadas para um mergulho nos diferentes espaços sociais, trabalhando dentro e fora da sala de aula com discursos e ações apropriados para o desafio de conviver, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana.
O nosso trabalho fundamenta-se na crença no homem e na sua capacidade de viver e pensar a realidade e de construir seu crescimento, visando a uma melhoria da qualidade de vida na sociedade.

Como Instituição Educacional é nosso compromisso viver o presente, respeitar o passado e construir o futuro, reafirmando nossos valores para que as pessoas tenham condições de se desenvolverem plenamente. Esperamos fazer da nossa escola um espaço de debates e buscas, onde todas as ações das mais simples às mais importantes, sejam desenvolvidas com o objetivo de construir uma Instituição de responsabilidade, respeito e liberdade.
O que é Projeto Direcionador?
É o projeto macro realizado, anualmente, que serve como base para as ações pedagógicas e visam ao desenvolvimento das habilidades individuais dos alunos e à sua formação integral.



III-INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade de projetos. Em toda a história da humanidade, nunca se planejou tanto o futuro como agora. O projeto serve para pensar o futuro, controlá-lo, aproximar o desejo que se tem daquilo que a realidade permite, as intenções das ações.
A nossa escola pensa no tipo de aluno que deseja formar, no ensino de qualidade que vai além da sala de aula e das pesquisas. Por isso, envolve os alunos em projetos pedagógicos que oferecem estímulos e oportunizam trabalhar habilidades para sua formação integral.
Não ousamos afirmar que seguimos ou que pretendemos seguir uma única linha pedagógica. O que buscamos é uma "escola viva", com atividades dos alunos; com estímulo ao raciocínio e a elaboração do pensamento, onde a análise crítica esteja sempre presente no aluno e no professor. Nossa escola está em busca do equilíbrio: trabalhar os conteúdos, atentando para o processo de aprendizagem.
Oferecemos as condições ideais para o desenvolvimento dos talentos e competências duráveis dos alunos de forma que todos estejam capazes de empreender suas vidas e fazer o novo acontecer.
Buscamos uma educação cuidadosa na dimensão empreendedora dos nossos alunos a fim de que eles possam vislumbrar e construir o futuro, viabilizando um país em condições de se viver em uma sociedade ética e solidária.
Concretizar a esperança!





quarta-feira, 22 de abril de 2009

Projeto Aluno Monitor

No dia 15/04/09, ocorreu nesta Unidade Escolar a Aula Presencial, dando abertura ao Projeto Aluno Monitor ( parceria com a Microsoft e Secretaria Estadual de Educação), sob a orientação da professora Ilda P.R. Soares (OT desta Escola), contando com a participação de 9 (nove) Escolas Estaduais pertencentes ao DTE RJ-01, relacionadas abaixo:

  • C.E. Almirante Barroso
  • C.E. Atylano Chrisóstomo de Azevedo
  • C.E. Desembargador Álvaro Ferreira Pinto
  • C.E. Barros Barreto
  • C.E. João Batista de Paula Barroso
  • C.E. Leôncio Pereira Gomes
  • C.E. Manoel Pereira Gonçalves
  • CIEP Brisolão462-Nação Goytacá
  • E.E. Coronel Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos

Estavam presentes alunos monitores inscritos (num total de 45), diretores e/ou professores das

referidas Unidades Escolares.