ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA

ESPAÇO CEL. FRANCISCO MOTTA
“Tradição com modernidade em busca do ensino de qualidade."

segunda-feira, 23 de março de 2009

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA

"Semeando leitores e escritores competentes”

"Leia, não para contradizer ou refletir, nem para crer ou tomar como certo, nem pelo discurso ou pelo enredo, mas para pensar e considerar. Alguns livros são só para serem provados, outros para serem engolidos, outros para serem mastigados e digeridos”. (FRANCIS BACON)

I-IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos


Modalidade de Ensino: Fundamental IIEnsino Fundamental II

Turmas:5º ao 9º ano

Professor responsável: Eliane Maravilha Franco Ribeiro

Tempo: 1 ano letivo


Disciplinas: Língua Portuguesa/ Literatura


II- INTRODUÇÃO


TEMA / EIXOS TEMÁTICOS

TEMA: Semeando leitores e escritores competentes.

A EE Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos, cumprindo a sua missão social, de Escola Pública de Qualidade – expressa no seu PPP – Projeto Político Pedagógico, renova o seu compromisso educacional com a comunidade, desenvolvendo uma proposta pedagógica contemporânea, inovadora, ousada e humanista, a partir da realização do Projeto “Semeando leitores e escritores competentes”.
Este projeto temático-metodológico representa, ao mesmo tempo: o tema-macro e as principais diretrizes pedagógicas, em torno das quais ocorreram as construções educacionais e culturais que têm como meta o aprimoramento da qualidade de ensino.
Fazem parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais. É imprescindível nesse processo, que valoriza o aprender contínuo e a integração constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a Ética, Motivação, Participação, Responsabilidade, Identidade,Valorização ,Cooperação, Paz e Solidariedade.
Este projeto reafirma o compromisso da Escola com os princípios propostos no seu PPP, uma vez que esses valores são os principais eixos de nossa missão educacional.
Acreditamos que educar o cidadão para o terceiro milênio, além de ser um desafio social sem precedentes, possa ser uma resposta aos paradoxos do nosso tempo.


EIXOS TEMÁTICOS
A idéia central que norteia esse trabalho é a crença de que a leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, lei ou ordem, mas, sim, uma habilidade que envolve a decisão de um leitor, no sentido de envidar esforços em torno de um objetivo comum: propiciar a construção do letramento . Dito de outra forma, a leitura é individual, subjetiva, e ninguém lê pelo outro. Pensamos que a leitura efetiva-se por meio de procuras, em que os interesses e as necessidades do sujeito /leitor são portais. Todavia, tais portais, muitas vezes, têm “travas” difíceis de destravar, isso porque os contextos situacionais nem sempre são favoráveis ao desenvolvimento das habilidades de leitura, tão necessárias para o “futuro leitor” – leitor crítico. Por conseguinte, ainda que a leitura seja um ato do “eu”, podemos abrir portas, traçar alguns rumos em direção à sua construção.
É a capacidade de leitura, isto é, a capacidade de atribuir sentido ao que vem escrito nos livros, que favorece aquela outra leitura, agora com sentido metafórico: a leitura do mundo.

III-JUSTIFICATIVA

Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
Acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Há coisas que no corre-corre da vida moderna, às vezes nem notamos que são bonitas:o canto de um pardal teimoso, o grito de um galo madrugador e distante, um pôr-do-sol lento e suado numa tarde azul de verão...
Alguns desses momentos têm encanto tão grande que podem até ser chamados de “momentos poéticos”.Por que não traduzi-los em palavras e sentimentos ?
Nossa intenção é que o aluno, mais tarde, possa arrancar de sua infância recordações maravilhosas de tudo quanto viveu e ouviu, tocou, sentiu e perdurou nele com uma intensidade poética inextinguível
e aprenda a olhar céus estrelados, chuvas nas flores, frutas maduras, casas fechadas, estátuas, negros, aleijados, bichos, cores... livros cheios de vozes contando o mundo.

Considerando o crescimento como um processo global, este projeto, através de um conjunto de ações, visa a práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento de interesses, capacidades e habilidades no mundo da leitura.
Com isso se pretende que os educandos expandam seus conhecimentos e aperfeiçoem suas ações, estimulando sua autonomia, curiosidade e espírito criativo; levando-o a um conhecimento ilimitado.